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4 atitudes essenciais para os líderes do futuro

As mudanças do mercado de trabalho desafiam os gestores a adotarem posturas e estratégias mais atuais nas empresas

© Depositphotos.com / racorn Líderes precisam buscar atualização constante para mostrar bons resultados.

Mudanças no perfil dos funcionários, das formas de trabalho e outras alterações no mercado exigem que os futuros líderes também se “atualizem” para poderem continuar motivando suas equipes e aumentando a produtividade da empresa.

Diante deste cenário, a especialista em coaching, Vivian Rio Stella, listou algumas atitudes essenciais que devem ser incorporadas ao cotidiano dos líderes. Confira:

Rever o conceito de trabalho

Será que medir a produtividade de um funcionário pelo tempo em que ele permanece no escritório condiz com a realidade? Mas e se o colaborador trabalhar no sistema home office e entregar mais resultados para a empresa? A flexibilização do conceito de trabalho precisa ser feita para evitar que, em vez de produzir com qualidade, o trabalhador esteja apenas se desgastando física e mentalmente no escritório. Essa atitude deve ser empregada ainda mais com as novas gerações, pois elas têm ideias diferentes sobre carreira, sobretudo com relação aos profissionais mais antigos, e é importante a empresa estar atenta a essas mudanças.

Liderar pelo resultado

Com as novas formas de trabalho, o líder deve basear a produtividade dos colaboradores de acordo com os resultados apresentados pela equipe. Assim, ele pode gerenciar as metas e os processos de modo mais estratégico e objetivo, além de incentivar uma maior comunicação durante a execução das tarefas, seja por meio de relatórios ou reuniões, transparência nos processos e melhora na dinâmica de trabalho. Com este tipo de atitude, o líder reduz a importância do fator tempo e como os colaboradores exercem suas funções, minimiza a força da hierarquia e propicia uma gestão mais horizontal.

Otimizar o uso das tecnologias

O mundo está em constante evolução e os gestores necessitam seguir esta tendência. Separar demais a diretoria dos funcionários da empresa só faz criar um distanciamento que atrapalha a execução do trabalho. Os chefes precisam estar mais acessíveis aos colaboradores, ainda mais quando a equipe não fica alocada no mesmo lugar. Para isso, já existem várias tecnologias que podem ser usadas para manter a comunicação mais efetiva, como programas de videoconferência, chats online e aplicativos de gestão colaborativa de projetos, além dos e-mails e telefonemas. Porém, os líderes devem dar o “exemplo” de como usar estas ferramentas, senão o foco pode se transferir do profissional para o pessoal.

Desenvolver habilidades comunicativas

Para que todas as dicas anteriores funcionem, a comunicação precisa ser incentivada, logo, os líderes necessitam desenvolver habilidades relacionadas a ela, pois de nada adianta marcar reuniões ou usar tecnologias com a equipe se o gestor não consegue se expressar de forma objetiva, clara e assertiva.

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