Home > Administração > Escola de Graduação em Negócios de Stanford indica 8 livros essenciais

Escola de Graduação em Negócios de Stanford indica 8 livros essenciais

Obras citadas por professores e ex-alunos abordam empreendedorismo, inovação, comportamento e finanças

© Depositphotos.com / maxxyustas Livros são destinados a profissionais empreeendedores, CEOs e gestores.

Estar atualizado é regra para quem deseja se manter no mercado. Os donos de negócios, gestores e ocupantes de altos cargos em áreas estratégicas da empresa precisam estar sempre um passo à frente para vencer a concorrência e tomar as decisões mais corretas.

E além dos cursos frequentes, ler é outro rico caminho para colher bons frutos. Sabendo disso, a Escola de Graduação em Negócios de Stanford preparou uma lista com oito livros essenciais para 2017. As obras foram escritas ou apenas recomendadas pelos professores e ex-alunos da instituição e tratam de temas como empreendedorismo, inovação, comportamento e finanças. Confira:

Reprodução Empresas feitas para vencer

Empresas feitas para vencer – Good to Great
Autor: Jim Collins
Editora: Hsm Editora
Considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, se propõe a explicar como empresas boas, medianas e até ruins conseguem atingir a excelência e se tornar duradouras. Em quase 400 páginas dedicadas aos profissionais que se interessam em conhecer mais sobre gestão, Jim Collins apresenta exemplos de companhias que conseguiram sair da mediocridade e alcançaram a superioridade sem precedentes.

Reprodução Editora Wmf Martins Fontes

O lado difícil das coisas difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas (The Hard Thing About Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers)
Autor: Ben Horowitz
Editora: Wmf Martins Fontes
Escrito por um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, o best-sellers é repleto de dicas ricas dadas pelo autor, que explica como fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia. Sem rodeios, Ben Horowitz dá conselhos para aquelas situações que as salas de aula não ensinam, entre eles como demitir um amigo, contratar um profissional de uma concorrente ou a melhor hora de vender a empresa.

Reprodução Editora Simon & Schuster

Big Science: Ernest Lawrence and the Invention that Launched the Military-Industrial Complex
Autor: Michael Hiltzik
Editora: Simon & Schuster
Vencedor do Prêmio Pulitzer e colaborador do Los Angeles Times, Michael Hiltzik conta a história desconhecida de como a ciência ganhou força, a ponto de criar armas nucleares, levar o homem à lua e examinar partículas subatômicas. A obra tem como pano de fundo o cientista Ernest Orlando Lawrence, primeiro cientista a se destacar na área.

Reprodução Editora Hsm

O poder da influência: as forças invisíveis que moldam nosso comportamento (Invisible Influence: The Hidden Forces that Shape Behavior)
Autor: Jonah Berger
Editora: Hsm Editora
Costurando pesquisa com pensamento de negócios, psicologia e ciências sociais, o especialista em comunicação e marketing, Jonah Berger, PhD na Escola de Graduação em Negócios de Stanford em 2007, nos aponta neste best-seller como as decisões que tomamos no dia a dia, das mais simples às mais complexas, sofrem grande influência social, nos levando a recuperar o empoderamento sobre o tema.

Reprodução Editora Amacom

The 10 Laws of Trust: Building the Bonds That Make a Business Great
Autor: Joel C. Peterson
Editora: Amacom
Em seu livro, o professor da Universidade de Stanford e presidente das linhas áreas JetBlue, Joel C. Peterson, defende que a confiança é a base para manter a solidez de uma organização e fazê-la chegar ao topo. O autor também explica passo a passo como criar e manter uma cultura alicerçada nesse conceito.

Reprodução Editora Stanford Business Book

Lead and Disrupt: How to Solve the Innovator’s Dilemma
Autores: Charles O’Reilly e Michael Tushman
Editora: Stanford Business Book
Neste livro, Charles O’Reilly e Michael Tushman, professores de Stanford Charles O’Reilly e da Harvard Business School, respectivamente, defendem que a falência de empresas muito conhecidas poderia ter sido evitada. Para eles o segredo é ter ambidesteridade, ou seja, a capacidade de uma organizacional ajustar e adaptar suas capacidades internas à constante competitividade do mercado.

Reprodução Editora Spiegel & Grau

Clay Water Brick: Finding Inspiration from Entrepreneurs Who Do the Most with the Least
Autora: Jessica Jackley
Editora: Spiegel & Grau
A ex-aluna da Escola de Graduação em Negócios de Stanford conta sua própria história. Cofundadora da Kiva, primeira plataforma de microcrédito on-line para trabalhadores pobres, Jéssica incentiva os leitores a identificarem o poder empreendedor que está presente dentro de cada ser humano.

Reprodução Editora Sextante / Gmt

Originais – Como Os Inconformistas Mudam o Mundo (Originals – How Non-Conformists Move The World)
Autor: Adam Grant
Editora: Sextante / Gmt
Este best-seller do New York Times, além de desmistificar questões relacionadas à criatividade – se ela é nata ou pode ser desenvolvida – aborda como reconhecer uma boa ideia, escolher o momento certo para agir e gerenciar o medo e a dúvida, como os líderes podem encorajar a originalidade em suas organizações e também como professores e pais podem participar desse processo tão importante. Para embasar o assunto, Adam recorre a estudos e histórias sobre negócios, política, esportes e entretenimento.

Matérias Relacionadas