Home > Administração > Produtividade e produção: entenda a diferença e a importância prática desses conceitos

Produtividade e produção: entenda a diferença e a importância prática desses conceitos

iStock / Getty Images Plus / z_wei Tanto a produtividade quanto a produção são conceitos importantes para o sucesso de uma empresa, independentemente de sua área de atuação.

Os conceitos de produtividade e produção marcam presença constante no ambiente corporativo, e são essenciais para o crescimento organizacional e para o sucesso do negócio — independentemente de seu segmento. Embora essas duas palavras sejam parecidas, elas possuem significados distintos e cada uma tem sua importância para a gestão, para o desenvolvimento das equipes e para os resultados alcançados pela empresa.

Conceitos de produção e produtividade

Produção

A produção está relacionada aos resultados, e diz respeito a um processo que consiste em transformar um conjunto de entradas (que podem ser matéria-prima, informações ou até mesmo pessoas) em um produto de saída — que pode ser tanto um bem de consumo, como um serviço ou até mesmo um dado processado. A produção, portanto, é uma ação.

Produtividade

A produtividade é a otimização do tempo de produção, e está relacionada com o desempenho. Trata-se da relação entre a produção e os fatores utilizados por ela, especialmente no que diz respeito ao tempo, aos materiais, aos recursos e à mão de obra utilizados. Aumentar a produtividade significa produzir cada vez mais, utilizando menos e sem prejudicar a qualidade daquilo que é produzido.

Produção e produtividade: qual a importância?

Produtividade e produção são importantes conceitos administrativos que podem ser aplicados em qualquer tipo de negócio e em qualquer âmbito da carreira, e acompanhar cada um deles contribui para a melhoria dos processos e dos resultados alcançados. Porém, é preciso ficar atento para não confundir o aumento da produção com o aumento da produtividade, já que nem sempre esses fatores caminham juntos.

Em muitas situações, o aumento da produção pode significar uma redução considerável da produtividade. É o caso, por exemplo, da realização de horas extras para conseguir aumentar a produção: esta é uma medida que pode fazer a produção crescer, mas aumenta o tempo de trabalho e os custos relacionados à mão de obra. O aumento da produção também não pode levar a uma má utilização dos recursos, o que reduz a margem de lucro.

É importante conhecer detalhadamente os processos de produção de uma empresa, de modo a facilitar as próximas atividades, favorecer o planejamento funcional das tarefas e antecipar as necessidades relacionadas a recursos e tempo necessário. Estar de olho na produtividade, por sua vez, é essencial para acompanhar a performance das equipes e da empresa como um todo, minimizando prejuízos e garantindo o melhor aproveitamento dos recursos.

Dicas para aumentar a produtividade na empresa

Aprimorar a produtividade das equipes e dos processos, portanto, é a maneira mais assertiva de obter melhores resultados e fazer a empresa crescer e prosperar. Existem muitas maneiras de aumentar a produtividade dentro da organização, sendo que as principais delas são:

Matérias Relacionadas