Home > Sem categoria > A teoria da burocracia aplicada na administração

A teoria da burocracia aplicada na administração

Criado para simplificar a organização, o conceito criado pelo intelectual Max Weber é eficiente e pode ser utilizado nos dias atuais

Ao perguntar sobre o significado de burocracia para qualquer pessoa é quase certo ouvir alguma expressão negativa, excedente de normas e regulamentos. Uma instituição dita burocrática então, é vista como um empreendimento cuja papelada não para de se amontoar na mesa de um funcionário, dificultando soluções rápidas e eficazes de serem realizadas com destreza.

Imagina então o conceito de teoria da burocracia aplicada na administração. Antes de se desesperar, a boa notícia é que esse fundamento é eficiente por excelência, de acordo com Max Weber, intelectual e um dos fundadores da sociologia. Por isso, para garantir essa eficácia, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e em mínimos detalhes como os eventos devem acontecer.

Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. Esse modelo burocrático, empregado por Weber possui características consideradas eficientes até os dias de hoje:

Caráter formal das comunicações – Todas as comunicações dentro de uma organização são catalogadas, formalizadas e padronizadas por escrito. O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos.

Caráter legal das regras e regulamentos – O caráter legal da organização burocrática transcorre da circunstância onde todas as ações da vida organizacional são regulamentadas pela Constituição para órgãos do estado e estatutos para empresas privadas.

Caráter racional e divisão do trabalho – Funcionários que executam todas as funções são conhecidos pela falta de qualidade. Isso porque o trabalho deve ser divido de acordo com os conhecimentos de cada um para que o resultado saia bem feito. Cada colaborador deve saber exatamente o que esperam dele.

Competência técnica e Meritocracia – Colaboradores são admitidos e promovidos por sua competência técnica, dessa forma, a organização cresce com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Os conhecimentos são avaliados por meio de avaliações de desempenho, concursos e provas.

Hierarquia de Autoridade – No modelo burocrático a organização não funciona sem a hierarquia, nela os conflitos e as ações arbitrárias devem ser diminuídos, para que as relações e as ações sejam estabelecidas harmonicamente com regras definidas em um contrato.

Matérias Relacionadas