Home > Sem categoria > Você sabe o que significa empowerment?

Você sabe o que significa empowerment?

Ao contrário dos processos onde o líder centraliza informações e tomadas de decisões, o empowerment permite que funcionários assumam responsabilidades, façam escolhas e ajam com autonomia em suas tarefas

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Delegar tarefas é uma das principais habilidades de um gestor. Trata-se de uma forma de evitar a centralização excessiva e permitir que outros funcionários colaborem, possibilitando maior fluidez e resultados finais mais qualificados. Existe, até, uma forma mais sofisticada de delegar, que vai muito além do simples “passar para frente” as tarefas excedentes, trata-se do empowerment (ou empoderamento, em português).

Com o empowerment, gestores não apenas solicitam a realização de trabalhos específicos, como permitem aos seus subordinados diretos que assumam a responsabilidade completa sobre seu trabalho. Isso significa que, além de executores, os liderados também terão espaço para tomar decisões, escolhendo os melhores caminhos para atingirem seus objetivos. Desta forma, o funcionário acaba por sentir-se mais motivado, apropriando-se de suas opções, resultados e, até, de suas falhas. Da mesma forma, pode experimentar o que é agir de maneira autônoma, desenvolvendo suas próprias habilidades de organização e liderança.

Para que o empowerment possa surtir bons efeitos, é importante que esteja alinhado com a estrutura e cultura da organização. Para empresas mais conservadoras e burocráticas, por exemplo, a gestão por empowerment pode parecer excessivamente informal e até confusa , na medida em que oferece autonomia e possibilidade de tomadas de decisões por colaboradores de níveis considerados baixos, desconstruindo um conceito mais tradicional de hierarquia. Outro fator a ser levado em conta é a maturidade de gestores e colaboradores para lidarem com o empowerment. Nem todos os profissionais estão preparados para agir de forma autônoma. Da mesma forma, não são todos os gestores que conseguem dar espaço a seus colaboradores e oferecer apoio em momentos críticos.

Quando a escolha de uma organização é apostar forte no empowerment, é necessário buscar profissionais com características adequadas ou que, ao menos, tenham interesse real em se desenvolver dentro de uma atmosfera de empoderamento.

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Gestores de todos os níveis precisam, ainda, estar aptos a compartilharem informações de maneira ampla e a oferecer o máximo de conhecimento e ferramentas que possam ajudar os funcionários a desenvolverem-se em seus processos, dando a eles a oportunidade de atingir suas metas. No que se refere à empresa, é necessário investir na desburocratização e, também na flexibilização da hierarquia.

O empowerment pode ser visto como um modelo de gestão desafiador. Porém, quando efetuado com cuidado, seus resultados tendem a ser positivos, principalmente pela possibilidade de desenvolver nos profissionais envolvidos sentimentos como satisfação, autoconfiança e autoestima.

Matérias Relacionadas