Home > Coaching > Coaching Hospitalar: veja como a metodologia pode ajudar na liderança em enfermagem

Coaching Hospitalar: veja como a metodologia pode ajudar na liderança em enfermagem

iStock / Getty Images Plus / Natali_Mis O Coaching Hospitalar é uma excelente ferramenta para desenvolver e preparar profissionais que ocupam posições de liderança e gestão.

Ao considerar os profissionais que compõem um ambiente hospitalar, o que vem à mente da maioria da maioria das pessoas são os especialistas qualificados em técnicas relacionadas a atividades de saúde. Porém, poucos se lembram das equipes que se dedicam a tomar decisões, encontrar caminhos e perceber oportunidades de aprimorar cada vez mais o cuidado com o paciente.

O Coaching Hospitalar se destaca como excelente ferramenta para desenvolver e preparar esses profissionais que ocupam posições chave de liderança e gestão. Trata-se de uma metodologia capaz de fazer uma grande diferença no cotidiano e na produtividade deste tipo de ambiente. Entenda melhor a seguir:

O que é Coaching?

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano que reúne diversas habilidades, técnicas e abordagens com o intuito de conduzir mudanças positivas no indivíduo. Pode ser aplicado na vida pessoal ou profissional, sendo altamente utilizado em diversos segmentos com o intuito de promover e formar equipes ainda mais eficientes.

Na administração e no universo corporativo, o Coaching já é muito conhecido e difundido, e tem sido considerado cada vez mais importante como ferramenta para aumentar o engajamento dos colaboradores e sua produtividade no ambiente profissional. O processo é totalmente individualizado e consiste no coach (profissional de Coaching) desempenhando o papel de um estimulador, ajudando o coachee (o cliente deste processo) a traçar caminhos para que o objetivo final seja alcançado.

As sessões podem ser particulares ou até mesmo em grupo, mas o resultado alcançado por cada um é único. Os encontros podem ser quinzenais, semanais ou mensais, sempre de acordo com a disponibilidade de todos os envolvidos.

Como o Coaching pode ser aplicado no ambiente hospitalar?

O Coaching Hospitalar surge como uma metodologia eficiente para a formação de lideranças no setor de enfermagem. Afinal, apesar de todo o conhecimento e preparo técnico deste profissional, os cursos da área da saúde dificilmente abordam questões que ajudam na superação dos desafios do cotidiano e na formação de um líder de equipe.

Vale destacar, porém, que o universo hospitalar é único e muito diferente das demais áreas de trabalho. Isso porque as equipes são multidisciplinares e as atividades executadas são dinâmicas, específicas e muitas vezes emergenciais. Isso sem falar na dificuldade aumentada por conta do fator emocional que muitas vezes está envolvido e pelo fato de ser uma área que lida majoritariamente com pessoas.

Esse contexto exige que a aplicação do Coaching seja específica para o ambiente hospitalar, configurando assim o conceito de Coaching Hospitalar, uma metodologia que pode fazer uma grande diferença em todas as equipes. Ao preparar a liderança em enfermagem para atuar com os diferentes cenários, este processo possibilita mais eficiência e uma maior compreensão do macro, levando as equipes a se tornarem mais engajadas e eficientes.

Além disso, a formação de uma liderança em enfermagem deve garantir um profissional mais seguro e assertivo em suas ações, diminuindo possíveis erros e unificando grandes equipes em uma só forma de trabalhar, mesmo em situações de grande estresse, como é o caso de pacientes em estado grave.

Por último, o Coaching Hospitalar também permite que a liderança em enfermagem desempenhe um papel mais tranquilo e saiba responder com mais segurança, tanto no trato com superiores, colegas, pacientes e até familiares.

Matérias Relacionadas