Home > Coaching > Coachtório: aprendar como usar o Coaching da forma correta na motivação de colaboradores

Coachtório: aprendar como usar o Coaching da forma correta na motivação de colaboradores

iStock / Getty Images Plus / yacobchuk Coachtório é um ambiente seguro e confortável, onde os profissionais de coaching lidam com seus clientes e, entre outras coisas, ajudam na motivação profissional.

Conceito já muito conhecido no âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional, o Coaching é uma metodologia de aconselhamento que tem o objetivo de desenvolver diversas áreas da vida de uma pessoa, levando-a a alcançar seus objetivos de maneira rápida e eficiente. Isso é possível porque o processo de Coaching engloba uma série de ciências, entre as quais estão a Gestão de Pessoas, Administração, Neurociência, Planejamento Estratégico, entre outras.

O método pode ser aplicado em qualquer âmbito da vida de uma pessoa — seja ele espiritual, pessoal, profissional, financeiro, social, emocional ou familiar. Para as empresas, a metodologia pode ser muito útil para identificar pontos de melhoria, traçar planos de ação, aproveitar as habilidades de cada colaborador e trabalhar a motivação dos colaboradores de modo a alcançar resultados coletivos cada vez melhores.

Coaching para motivação e desenvolvimento dos colaboradores

A motivação dos colaboradores é, sem dúvida alguma, um dos segredos para o sucesso de uma empresa. Isso porque profissionais que se sentem respeitados, reconhecidos e satisfeitos tendem a procrastinar menos, ser dedicados e apresentar uma performance mais eficiente do que indivíduos que vão trabalhar desmotivados.

O Coaching é uma excelente ferramenta de motivação, uma vez que permite o desenvolvimento dos líderes para atuar em uma gestão eficiente no que diz respeito às necessidades de cada colaborador e da empresa como um todo. Além disso, a metodologia mune o profissional de ferramentas e técnicas que podem ajudar a incentivar os demais e potencializar os pontos fortes de cada um.

Coachtório: o que é e como aproveitar

Coachtório é o nome do espaço onde tudo acontece, ou melhor: onde tudo começa. Trata-se de uma sala ou escritório que foi especialmente preparado para que o coach atue e converse com seus clientes de maneira tranquila e reservada. Trata-se de um ambiente que deve, acima de tudo, transmitir segurança e conforto para que os profissionais consigam absorver as técnicas de coaching para serem mais felizes no trabalho.

Neste local, algumas das principais técnicas que podem ser aplicadas para incentivar os colaboradores são:

Reconhecimento profissional

Uma das melhores formas de manter um colaborador motivado é por meio do reconhecimento profissional. Portanto, faça com que ele perceba como é importante dentro da organização e como seu trabalho contribui para um todo. Isso pode ser feito com ajuda de elogios, bonificação ou até mesmo promoção de cargo.

Treinamento

Outra eficiente maneira de incentivar os colaboradores é oferecendo cursos e treinamentos. Assim, além de saírem da rotina, os profissionais se interessarão por colocar os novos aprendizados em prática, automaticamente contribuindo para o bom desempenho da empresa.

Oportunidades

Se tem algo que motiva um colaborador é receber oportunidades. Oferecer chances de promoção dentro da empresa, planos de carreira ou qualquer outra oportunidade de crescimento ou desenvolvimento faz com que o colaborador se sinta motivado a melhorar a cada dia.

Matérias Relacionadas