Home > Coaching > Como ajustar as suas metas para atingir melhor os seus resultados?

Como ajustar as suas metas para atingir melhor os seus resultados?

Coach dá dicas de como potencializar em até 10 vezes os desejos profissionais e pessoais

© Depositphotos.com / semisatch De acordo com a coach, metas bem definidas são essenciais para que consigamos atingi-las.

Toda pessoa tem alguma meta, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Conseguir uma promoção, mudar de cidade, iniciar um MBA, comprar um apartamento, trocar de carro. Mas o que é preciso fazer para se organizar e trabalhar para tirar os planos do papel?

A resposta é definir metas. Quem explica é a coach de inteligência emocional, Inessa Franco. Ela afirma que as metas são o que irá definir se o objetivo será alcançado ou não. É por isso que muitas pessoas falham na conquista do sonho. “Cada meta atingida aumenta ainda mais a vontade de vencer e torna o caminho, que muitas vezes é difícil, muito mais prazeroso”, completa.

Para se ter uma ideia de como traçar metas não é algo corriqueiro na vida das pessoas, Inessa lembra de um estudo realizado pela Universidade de Harvard. Após entrevistar seus alunos, concluiu que 84% deles não tinham metas traçadas, 13% disseram que possuíam metas e apenas 3% afirmaram também possuir metas e tê-las escritas.

Dez anos depois, esses mesmos alunos foram entrevistados novamente e a universidade descobriu que aqueles 13% conseguiram o dobro do resultado e os 3% tinham conquistado 10 vezes mais do que todos os outros juntos. Com base nesse estudo, a coach conclui: “Metas precisam ser específicas para serem cumpridas.”

Inessa explica que, para alcançar objetivos, é muito importante que estes sejam grandes e que a pessoa pense grande também, de forma que possa estabelecer metas igualmente potentes, capazes de manter a motivação necessária para atingir o resultado. “Sonhar grande também eleva a pessoa a um outro patamar, ou seja, ela começará a conviver com pessoas que levam a vida que ela quer e buscará ser melhor para atingir aquele objetivo”, argumenta.

Ajuste suas metas agora mesmo!

Inessa Franco ensina seis passos para definir metas eficazes, que levarão o profissional a atingir o seu objetivo final. Confira:

1. A meta precisa ser específica: se ser promovido é o que você quer, sua meta precisa de dados e números. Quando você quer conseguir essa promoção? Em que cargo? Em qual empresa? É preciso também que seja uma meta positiva. Não do que você não quer, mas do que você quer e irá lhe fazer bem e lhe trazer algo bom.

2. Defina prazos: se o seu objetivo é dobrar o número de clientes, quantos clientes você precisa por mês para atingir esse resultado? Cinco? Dez? Dessa forma o trabalho que você terá será melhor visualizado, para que você possa ir em direção ao resultado.

3. Mensure os investimentos nessa meta: quanto você pode ou precisa investir para alcançar o resultado? Não somente investimentos financeiros, mas também meça os seus esforços e avalie se você está disposto a pagar esse preço e o que você vai precisar fazer.

4. Tenha uma meta alcançável: ela precisa ser grande o suficiente para motivar, mas não impossível. Você precisa achar que irá conseguir, senão nem irá começar.

5. Divulgue a sua meta: diga às pessoas que você está indo atrás dessa meta. Assim você também terá a força da sua palavra e da cobrança de ter se comprometido com alguém sobre isso.

6. Tenha uma meta importante: por que você quer e precisa realizar essa meta? Escreva, leia em voz alta, mentalize e se eduque a ir em direção à meta.

A coach de inteligência emocional lembra a pesquisa de Harvard e defende o quanto é importante ter uma meta e escrevê-la. “Se não vale a pena sequer ser escrito, significa que você provavelmente não vai executar”, finaliza.

Matérias Relacionadas