Home > Coaching > Entenda a relação entre a Gestão de Recursos Humanos e o Coaching

Entenda a relação entre a Gestão de Recursos Humanos e o Coaching

Profissionais do setor têm usado as ferramentas de comportamento humano para melhorar a performance

© Depositphotos.com / ryanking999 Profissionais de RH estão usando ferramentas de coaching para melhorar performance nas empresas.

Quando o assunto é gestão de pessoas, é necessário ressaltar que esse processo passa por um importante departamento das empresas: o de Recursos Humanos. Em meio a tanta concorrência e cobrança por resultados, quem trabalha nesse segmento se vê pressionado a tomar decisões cada vez mais rápidas e assertivas tanto na hora de incluir pessoas novas na equipe quanto na hora de retê-las.

Nessa busca por estratégias que motivem os colaboradores e potencialize os resultados da empresa, os profissionais se veem um pouco apreensivos diante de diferentes perfis de funcionários e precisam encontrar meios de fazer com que todos se sintam partes essenciais de um todo, que é a empresa onde trabalham.

E para evitar ou minimizar erros na hora de tomar decisões e desenvolver projetos inovadores de gestão de pessoas, profissionais do departamento de Recursos Humanos têm apostado nos cursos de coaching, metodologia que permite entender com mais profundidade o comportamento humano e, assim, adotar medidas que tragam os resultados almejados.

Por oferecer formas de olhar a empresa sob uma ótica mais humanizada e aprofundada, o coaching ajuda a quebrar aquela sensação de que os colaboradores são apenas números, fazendo com que líderes, chefes e gestores passem a enxergar com mais clareza e respeito as pessoas que trabalham ao seu redor.

O desafio de entender as pessoas

A partir das ferramentas utilizadas pelo coaching, os profissionais de RH têm a chance de conhecer melhor o jeito de ser de cada colaborador, o que facilita bastante na hora de planejar ações que engajem e beneficiem a empresa como um todo. Quanto mais conhecimento esse departamento tiver do perfil dos colaboradores, mais ágeis e efetivas serão as ações.

Essa habilidade, potencializada com a ajuda das ferramentas de coaching, vai ajudar inclusive na hora de identificar os profissionais com maiores potenciais para angariar cargos mais altos na empresa, aqueles que precisam de ferramentas externas, como cursos e palestras, para aprimorarem seus conhecimentos, ou ainda aqueles que necessitam de apoio para se readequarem ao perfil esperado pela empresa.

E não é somente na função de determinação de cargos e salários que a metodologia do coaching pode ajudar um profissional de RH. A comunicação interna, as relações interpessoais, os feedbacks, a performance das lideranças e o clima organizacional – aspectos da empresa que também norteiam o dia a dia do departamento de RH – também desfrutam dos benefícios. Por isso a capacitação constante desse profissional é tão importante. À medida que esse departamento se profissionaliza, a empresa inteira colhe os frutos.

Matérias Relacionadas