Home > Sem categoria > Para que serve um coach de carreira?

Para que serve um coach de carreira?

Especialista pode se tornar a ajuda que precisamos para alinhar nossos objetivos profissionais

Stockphoto.com / AlexRaths Usando técnicas específicas, coaching consegue ajudar coachee a traçar futuro profissional.

É muito comum que durante nossa trajetória profissional encontremos dúvidas sobre qual o melhor caminho a seguir ou, até mesmo, se é melhor parar e repensar os passos que temos dado há algum tempo. Quando essa hora de indecisão chega, a ajuda de um coach de carreira pode ser de grande valia.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a se autoconhecerem e a desenvolverem suas capacidades em busca do sucesso, o coaching é uma técnica que faz uso de ferramentas para nos ajudar a equilibrar determinado campo de nossa vida. Aqui vamos enfatizar o segmento de carreira e, consequentemente, de objetivos profissionais.

Por meio de sessões previamente marcadas, o coach desenvolve uma conexão com o coachee (pessoa que contrata o serviço) e o ajuda a encontrar ou reencontrar o norte que faltava para se tornar mais realizado profissionalmente. O número de sessões e o conteúdo a ser abordado varia de acordo com os objetivos do contratante: definir metas profissionais, elevar o nível do seu cargo, melhorar seu desempenho dentro da empresa, entre outros.

Quem procura as técnicas de coaching de carreira?

O perfil de quem procura coaching de carreira varia bastante. Vai desde um estudante que ainda não descobriu qual carreira seguir até um profissional veterano que vai deixar a empresa onde trabalha depois de anos e não definiu como irá administrar a carreira depois disso.

Ao conhecer os problemas e anseios do coachee, o coach de carreira estabelece metas que devem ser cumpridas no intervalo entre as seções. A cada encontro, o especialista faz uma avaliação sobre a evolução de seu cliente e como anda seu processo para alcançar o objetivo estabelecido.

O coach não pode ser comparado a um psicólogo, uma vez que não trabalha com traumas. Ele, na verdade, resolve problemas usando como base situações passadas para que o coachee possa aprender a lidar com elas no futuro.

À medida que o coach ajuda a identificar os erros cometidos no passado e a encontrar meios para solucioná-los de maneira construtiva, o coachee tem a autoconfiança e a autoestima aumentadas, passando a observar sua vida profissional de uma maneira mais clara, o que influencia diretamente no seu desempenho dentro das empresas.

Matérias Relacionadas