Home > Desenvolvimento Pessoal > Dicas para encontrar sua própria felicidade

Dicas para encontrar sua própria felicidade

Apesar de não existir uma receita para a felicidade, certas atitudes podem aumentar a satisfação e o bem-estar no dia a dia

Pixabay / tookapic Existem diferentes maneiras de trazer a felicidade para perto da gente.

De acordo com o dicionário, felicidade é es estado de satisfação e bem-estar. Mas para você o que é felicidade? O que você faz para torna-la presente na sua vida?

Cada pessoa tem seu jeito de tornar a felicidade um sentimento constante em suas vidas e algumas dessas estratégias foram reunidas na coluna de Travis Bradberry, coautor do best-seller Inteligência Emocional 2.0 e presidente da TalentSmart, empresa que aplica testes e treinamento de inteligência emocional. Confira:

Não se torne obcecado pelas coisas que não pode controlar

É bom saber como o Brexit pode afetar os mercados do seu país ou que sua empresa poderia se fundir com seu maior concorrente, mas há uma grande diferença entre a compreensão dessas forças maiores e se preocupar com elas. As pessoas felizes são preparadas e informadas, mas eles não se permitem a se preocupar sobre as coisas que estão além de seu controle.

Escolha suas batalhas com sabedoria

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem o quão importante é viver para lutar outro dia. Quando suas emoções estão desordenadas, você passa a enfrentar um tipo de batalha que pode deixá-lo severamente danificado e infeliz por algum tempo. Quando você consegue ler e responder às suas emoções, torna-se capaz de escolher suas batalhas com sabedoria e só defende o seu terreno quando é a hora certa.

Durma o suficiente

O sono é importante para melhorar o humor, foco e autocontrole. Quando você dorme, seu cérebro literalmente recarrega, removendo proteínas tóxicas que se acumulam durante o dia como subprodutos da atividade neuronal normal. Isso garante que você acorde alerta e lúcido. Sua energia, atenção e memória são reduzidas quando você não consegue dormir o suficiente. A privação do sono também aumenta os níveis de hormônio do estresse, mesmo sem um estressor presente. Para as pessoas felizes, dormir é uma prioridade, porque os faz se sentirem bem. E eles sabem o quão mal eles se sentem quando são privados de sono.

Recorra a uma bússola moral

Cruzar fronteiras morais em nome do sucesso é um caminho infalível para a infelicidade. Violando padrões pessoais você cria sentimentos de pesar, insatisfação e desmotivação. Saiba quando se manter no chão e expressar discordância quando alguém lhe pede algo que você sabe que não deveria. Quando estiver se sentindo confuso, reserve algum tempo para rever seus valores. Isso irá ajudá-lo a localizar a sua bússola moral.

Exercite-se durante a semana

Ao manter-se em movimento por pelo menos 10 minutos, seu corpo libera GABA, um neurotransmissor calmante que também limita a impulsividade. Um estudo da Universidade de Bristol mostrou que as pessoas que se exercitaram em dias úteis relataram melhorias na gestão do tempo, humor e desempenho.

Tenha uma mentalidade de crescimento

As atitudes das pessoas se enquadram em duas categorias: mentalidade fixa ou de crescimento. Com uma mentalidade fixa, você acredita que não pode mudar a si mesmo. Isso cria problemas quando é desafiado, porque qualquer coisa que parece ser mais do que você pode manipular causa desespero e opressão. Pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar com o esforço. Isso os torna mais felizes, porque são melhores em dificuldades de manuseio. Também são superiores às pessoas de mentalidade fixa, porque abraçam desafios, tratando-os como oportunidades para aprender algo novo.

Limpe a bagunça

Quanto tempo você gasta no trabalho? Dê uma boa olhada no seu espaço. Ele precisa ser calmo e edificante. Não importa se é uma foto de sua família, uma planta ou um prêmio que você está orgulhoso, coloque-os de forma destacada para mantê-los em sua mente. Livre-se do lixo e desordem que não tenham nenhum significado ou que não traga nada positivo para o seu estado mental.

Ajude outras pessoas

Dedicar um tempo para auxiliar seus colegas não só os torna felizes, mas também faz você feliz. Esse ato injeta em você ondas de oxitocina, serotonina e dopamina, fomentando bons sentimentos. Em um estudo de Harvard, os empregados que ajudaram os outros tinham 10 vezes mais probabilidades de serem focados no trabalho e 40% mais chances de conseguir uma promoção. O mesmo estudo mostrou que pessoas que constantemente forneciam apoio social foram os mais propensos a serem felizes durante períodos de estresse elevado. Contanto que você tenha certeza de que não está atolado, ajudar os outros é a certeza de ter uma influência positiva sobre a sua felicidade.

Permita que seus pontos fortes possam fluir

Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que as pessoas que foram capazes de chegar ao estado de flow colheram enormes benefícios. O flow é descrito como um estado emocionante no qual você se sente eufórico. O resultado não é apenas felicidade e produtividade, mas também o desenvolvimento de novas competências através de um estado elevado de aprendizagem. A chave para alcançar o flow encontra-se na organização de suas tarefas e na definição de metas imediatas e claras.

Acredite que o melhor ainda está para vir

Não basta dizer a si mesmo que o melhor ainda está para vir, é preciso acreditar. Ter uma perspectiva positiva, otimista sobre o futuro não apenas fazer você mais feliz, como melhora o seu desempenho, aumentando o seu senso de autoeficácia. A mente tem uma tendência de elevar o prazer do passado a um grau tão grande que o presente passa a não ser nada quando comparado. Este fenômeno pode fazer você perder a fé no poder que o futuro pode ter de superar o que você já experimentou. Não se deixe enganar. Acredite nas grandes coisas que o futuro nos reserva.

Matérias Relacionadas