Home > Desenvolvimento Humano > Entenda o conceito de Roda da Abundância e como aplicar em uma reflexão da carreira

Entenda o conceito de Roda da Abundância e como aplicar em uma reflexão da carreira

© Depositphotos.com / nicunickie1 A Roda da Abundância é uma ferramenta de desenvolvimento humano que ajuda no autoconhecimento profissional.

Infelizmente, é frequente encontrar pessoas que estão insatisfeitas ou frustradas com suas carreiras. Muitas delas detém amplo conhecimento a respeito de sua área de atuação e são dotadas de habilidades consideradas importantes para o sucesso profissional, mas por algum motivo ainda apresentam uma grande dificuldade de se destacar no mundo corporativo e progredir em seus empreendimentos.

Seja para alcançar o sucesso na carreira ou em qualquer área da vida, é preciso de um elemento fundamental — muitas vezes mal administrado pelo indivíduo. Trata-se da atitude, um comportamento que faz as coisas acontecerem, pois canaliza e orienta os esforços do indivíduo em uma direção.

Entre as pessoas que patinam sem sair do lugar, é possível encontrar muitas que sequer definiram onde desejam chegar e quais objetivos querem alcançar. É neste contexto que entra a chamada Roda da Abundância, uma ferramenta que leva o indivíduo a enxergar sua carreira de maneira positiva, além de compreender melhor seus sonhos profissionais.

Roda da Abundância: o que é?

A Roda da Abundância é um mecanismo muito utilizado no processo de coaching, que visa o desenvolvimento humano com o objetivo de levar os indivíduos a alcançar seus objetivos de forma rápida.

O ponto central do coaching e da Roda da Abundância é o autoconhecimento profissional, que permite a identificação do objetivo, do caminho a ser seguido, das habilidades a serem potencializadas e dos entraves mentais a serem removidos. Embora a Roda da Abundância seja um processo mental, ela também envolve a ação.

Como aplicar a Roda da Abundância?

Para saber como aplicar a roda da abundância, o primeiro passo é conhecer os quatro verbos indutores do processo. São eles: declarar, solicitar, agir e agradecer.

Declarar

Essa é a primeira parte do processo, e consiste em se posicionar diante do mundo, definir claramente o que você tem a entregar, o que tem de bom e quais suas capacidades.

Solicitar

Solicitar consiste em saber definir, de forma objetiva, concisa e clara o que você quer. Para ficar mais fácil, pense num objetivo estratégico, com um prazo para ser cumprido.

Agir

Saber quem você é e onde deseja chegar torna o ato de agir muito menos penoso. Agir é fazer o que é necessário para alcançar cada nova conquista desejada. As pequenas conquistas darão o sinal de que agir está valendo a pena e você ganhará forças para empreender novos passos.

Agradecer

Quando você faz algo de bom a alguém e esse alguém demonstra gratidão, qual é a sua postura com relação a essa pessoa? Qual seria sua conduta se, ao contrário, essa pessoa não demonstrasse gratidão alguma? Clique aqui e entenda como a gratidão pode tornar você um profissional bem-sucedido!

Matérias Relacionadas