Home > Desenvolvimento Humano > Especialistas apontam benefícios da meditação para desempenho profissional

Especialistas apontam benefícios da meditação para desempenho profissional

iStock / Getty Images Plus / LightFieldStudios A prática meditativa está associada ao alívio da ansiedade, melhoria da concentração e aumento do bem-estar dos profissionais.

A meditação é uma ferramenta de observação consciente e pacificação interna que, de maneira simplificada, consiste em colocar a mente e o corpo em um estado de concentração e descanso profundo. Trata-se de uma técnica que pode trazer muitos benefícios para o praticante, tais como o desenvolvimento do autoconhecimento, o aprimoramento individual e o alcance do equilíbrio interior.

Todos esses efeitos podem ser sentidos em diversos âmbitos da vida de quem se dedica à prática, que tem sido muito incentivada por empresas que se preocupam com o bem-estar e com o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Entre os principais benefícios que a meditação traz para o ambiente de trabalho, é possível destacar o alívio da ansiedade, melhoria da concentração e aumento da criatividade.

No mundo corporativo, a prática da meditação frequentemente se mistura ao conceito de mindfulness — que significa “atenção plena” e tem o objetivo de fazer com que a mente foque inteiramente no momento presente. A origem do mindfulness está totalmente ligada à meditação budista, mas esta é considerada apenas uma ferramenta prática sem vínculo espiritual, enquanto a meditação trabalha emoções, corpo e mente.

Líder de uma das escolas que compõem a International Traditional Kung Fu Association, organização que reúne escolas que compartilham a missão de preservar a integridade e o caráter tradicional das artes marciais chinesas, o Sifu Raul Marcelo explica que a meditação permite que o indivíduo organize e reorganize seu mundo interior, que é justamente onde cada um vive.

De acordo com o Sifu Raul Marcelo, uma pessoa que está mal internamente não conseguirá ver coisas agradáveis nem se estiver no local mais belo do planeta, enquanto um indivíduo equilibrado consegue superar as dificuldades mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. “Quando existe um cuidado com o mundo interior, composto pelos pensamentos, emoções e conjunto de crenças, é possível chegar a um resultado positivo no âmbito externo, que inclui o desempenho profissional”, explica.

São muitas as pesquisas científicas que apontam a meditação como uma ferramenta efetiva para lidar com a pressão do mercado e com o estresse, além de aprimorar a concentração e o foco do profissional. Um estudo realizado na Escola de Medicina de Harvard, por exemplo, comprovou que a prática meditativa é tão poderosa para o desenvolvimento pessoal que pode até modificar a estrutura do cérebro, tornando a pessoa mais feliz e satisfeita.

Principais benefícios da meditação para o desempenho profissional

Recentemente, a escola de formação em coaching Erickson International listou os seis principais motivos pelos quais o mindfulness e a meditação devem ser estimuladas nas organizações. São eles:

Mais ação

Praticantes regulares de meditação e mindfulness apresentam redução dos sintomas de depressão e ansiedade, ao mesmo tempo em que desenvolvem maior capacidade de atenção. Como consequência, essas pessoas dedicam mais a ações e não se perdem em divagações.

Menos estresse

Uma vez que os praticantes apresentam menos emoções negativas, a forma como eles reagem ao estresse tende a ser mais positiva e produtiva.

Melhoria da memória

A meditação aumenta a capacidade de concentração, a forma com que o cérebro processa as informações e capacidade de lidar com a consciência individual. Como consequência, a memória do praticante acaba se aprimorando.

Aumento do foco

Os exercícios de atenção plena influenciam diretamente na eliminação dos pontos de distração e na capacidade de manter o foco.

Capacidade de auto-observação

A atenção plena e o foco no presente permitem que o indivíduo avalie as situações e desafios conforme seu estado atual, aumentando o autoconhecimento e sua capacidade de desenvolvimento pessoal.

Melhoria dos relacionamentos

Ao ajudar o indivíduo a lidar com suas emoções e lidar racionalmente com situações estressantes, a meditação também favorece os relacionamentos interpessoais.

Como se dedicar à meditação?

Qualquer pessoa pode se dedicar à meditação e colher os benefícios associados a ela, bastando apenas que a prática passe a ser inserida em sua vida. Para quem não sabe como começar, o Sifu Raul Marcelo recomenda procurar um lugar silencioso e confortável, onde o praticante deve se sentar com a coluna ereta e prestar atenção à própria respiração por cinco minutos.

À medida que o exercício for ficando mais fácil e natural, é possível aumentar o tempo de meditação e até mesmo praticar em qualquer lugar e circunstância. “Pequenas práticas de três a 10 minutos ao longo do expediente são extraordinárias para a recomposição energética e da lucidez mental, elevando o rendimento e produtividade do profissional”, conclui.

 

Matérias Relacionadas