Home > Desenvolvimento Humano > O poder da sugestão no desenvolvimento da carreira profissional

O poder da sugestão no desenvolvimento da carreira profissional

iStock / Getty Images Plus / metamorworks Cientistas apontam que as sugestões podem influenciar diretamente na maneira como as pessoas se comportam e reagem a diversas situações.

Alguma vez já aconteceu de alguém dizer que um procedimento iria “realmente doer” ou que o teste era “realmente difícil” ou que o chefe era “impossível de lidar” e, então, esses cenários se desenrolaram exatamente como previsto? Isso pode ter acontecido porque as sugestões deram forma à sua realidade.

Os cientistas psicológicos Maryanne Garry, Robert Michael e Irving Kirsch exploraram esse fenômeno em um artigo publicado na revista Current Directions in Psychological Science, e descobriram que sugestões deliberadas podem influenciar no quanto as pessoas se lembram das coisas, como respondem aos tratamentos médicos e até mesmo como se comportam nas mais diversas situações.

A razão, segundo eles, pode ser atribuída ao que é chamado de “expectativa de resposta”. Isso significa que a maneira como as pessoas antecipam uma situação influencia diretamente em como elas realmente vão responder a aquilo. Em outras palavras, se algo for sugerido ou se você esperar um resultado, seus comportamentos, pensamentos e reações contribuirão efetivamente para que essa expectativa ocorra.

Em outras palavras, se você acha que vai ganhar uma corrida, é mais provável que você treine, se prepare e atue de uma forma que lhe dê uma chance maior de realmente vencer a tal corrida. Usar a sugestão dessa maneira pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos, mas também pode sabotar o sucesso. Se você internalizar uma sugestão de que você não é bom em matemática, por exemplo, é mais provável que você desenvolva este cenário.

Como usar o poder da sugestão no desenvolvimento da carreira?

Se você quer trabalhar com o poder da sugestão em sua própria vida pessoal e profissional, aqui estão algumas maneiras de fazê-lo:

Tenha consciência

Tornar-se consciente do que está chegando é um bom conselho para praticamente qualquer coisa. Se você não está ciente das mensagens que está enviando ou recebendo de outras pessoas, é difícil neutralizar o que você ouve com sugestões conscientes de cenários mais positivos. Sintonize o que está acontecendo ao seu redor, tenha curiosidade sobre as sugestões que estão influenciando sua vida e saiba detectá-las. Além disso, observe o que você ouve ou vê na próxima vez que decidir fazer alguma coisa e permita que as sugestões mais úteis inspirem você.

Cultive o suporte

Sempre que possível, envolva-se com pessoas encorajadoras e solidárias, que compram seu sonho e acreditam em você. Os psicólogos mostram que somos influenciados por sugestões deliberadas e não deliberadas, ou seja: a maneira como as pessoas falam, sua linguagem corporal, o tom e as implicações são tão importantes quanto as palavras. A influência positiva gera sugestões positivas, bem como sugestões positivas geram resultados positivos.

Tenha isso em mente quando estiver desenvolvendo sua carreira profissional. Você está sempre fazendo sugestões, deliberadas ou não deliberadas, por meio de seu comportamento e elas podem construir, inspirar e motivar as pessoas — ou não. (Descubra se você sabe usar a comunicação não-verbal dentro das empresas neste post)

Esteja aberto a diferentes possibilidades

Outra excelente maneira de explorar o poder da sugestão é simplesmente lembrar que ela está sempre funcionando. Como tudo pode acontecer, não permita que a influência da sugestão limite suas possibilidades. Quando alguém sugere que você não pode conseguir algo, sugira imediatamente o contrário e crie uma expectativa diferente, se mantendo aberto a qualquer resultado. Dessa forma, suas atitudes e comportamentos criarão (muitas vezes, de maneira inconsciente) a experiência que você deseja — ou, pelo menos, a que foi sugerida.

Matérias Relacionadas