Home > Desenvolvimento Humano > Pesquisa revela o que os jovens pensam a respeito do sucesso profissional

Pesquisa revela o que os jovens pensam a respeito do sucesso profissional

iStock / Getty Images Plus / Peopleimages Para a maioria dos jovens, o sucesso profissional está relacionado a fazer o melhor possível, sem passar por cima dos outros.

O conceito de sucesso profissional é mutável, podendo variar de acordo com os valores, anseios e características de cada pessoa. Para alguns, alcançar o tão esperado sucesso profissional pode significar um salário muito alto, enquanto outros almejam um cargo importante dentro da empresa e outros esperam poder proporcionar qualidade de vida para si mesmo e para sua família.

Não existe certo ou errado quando o assunto é sucesso profissional, o importante é que cada um saiba exatamente o que precisa para se sentir valorizado e bem-sucedido. Desse modo, é possível trabalhar para alcançar justamente aquilo que é necessário para seu sonho de carreira.

Com o objetivo de entender o que os jovens pensam a respeito do sucesso profissional, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) conversou com quase 37 mil brasileiros com faixa etária entre 15 e 26 anos, identificando a necessidade de crescimento profissional com respeito e transparência. Para 60,11% dos entrevistados, ser bem-sucedido na carreira significa “fazer sempre o melhor, sem passar por cima de ninguém”.

Para Everton Santos, analista de treinamento do Nube, este resultado mostra que um comportamento sem escrúpulos por parte da liderança gera desmotivação e descrédito, e a tendência é que um colaborador desonesto não seja visto como um vencedor. “Essa postura desperta dúvidas quanto à confiabilidade, levando à exclusão”, afirma o especialista.

Na visão de 19,45% dos jovens entrevistados, não existe um sucesso profissional definitivo: é preciso sempre estar correndo atrás dele. “Para alguns, o triunfo é ter um trabalho prazeroso, próximo à residência, com flexibilidade para cuidar dos filhos ou o qual possibilite ir de bicicleta. Para outros, pode estar relacionado à alta remuneração, capaz de suprir todas as necessidades. Seja qual for, é válido nunca de acomodar”, aponta Santos.

Ser respeitado por conta das competências adquiridas foi apontado por 17,88% dos participantes como o ápice da trajetória profissional, enquanto 2,57% disseram que o sucesso está relacionado a “ter muito dinheiro, trabalhar pouco e ser admirado”. Veja dicas para alcançar sucesso e realização profissional!

Matérias Relacionadas