Home > Desenvolvimento Humano > Profissional polivalente: como desenvolver essa característica pode te ajudar na carreira?

Profissional polivalente: como desenvolver essa característica pode te ajudar na carreira?

iStock / Getty Images Plus / ilyaliren Ser polivalente é considerado um traço essencial para o mercado de trabalho, já que esses profissionais são multitarefa e entregam além de sua função.

A polivalência é uma característica que diz respeito à possibilidade de desempenhar várias funções, atuando de maneira versátil e multifuncional. No âmbito profissional, ser polivalente é um traço considerado essencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, uma vez que os desafios do dia a dia exigem capacidade de inovar e encontrar soluções criativas para as mais diversas situações e adversidades.

Um profissional polivalente é aquele que sabe ir além das habilidades técnicas de sua formação e que são exigidas por sua função: ele está sempre disposto a adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências complementares, além de ser engajado, dinâmico e proativo. Trata-se, portanto, do oposto daqueles colaboradores convencionais, que agem de maneira inflexível e descompromissada.

Além disso, o profissional polivalente sabe como ter resiliência no ambiente de trabalho, é capaz de trabalhar sob pressão, está apto a reavaliar as situações e está sempre em busca de autoconhecimento. Todas essas qualidades fazem com que este seja um colaborador muito valioso para a organização, ajudando especialmente em momentos de crise e fazendo com que a empresa cumpra suas metas e supere expectativas

Características do profissional polivalente: como desenvolvê-las?

Proatividade

Uma pessoa polivalente é naturalmente proativa e comprometida com o trabalho realizado. Nesse sentido, esteja sempre disposto a oferecer ideias e soluções capazes de proporcionar melhorias nos processos e resultados, mostre que você não fica de braços cruzados esperando que as demandas cheguem até você e contribua sempre que possível, mesmo que uma determinada tarefa não seja necessariamente sua responsabilidade.

Resiliência

A rotina do meio corporativo é recheada de obstáculos e desafios, o que pode causar estresse, ansiedade e até depressão associada ao ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental que os profissionais tenham resiliência para encarar os problemas com tranquilidade e eficiência, adaptando suas habilidades de acordo com as situações.

Criatividade

A criatividade é uma das características que permitem que o profissional polivalente encontre formas diferenciadas de solucionar as questões do cotidiano e entregar suas tarefas de maneira satisfatória. Por isso, é essencial que você tente fazer as coisas de forma diferente, se proponha a assumir uma tarefa mais desafiadora e tente promover inovação em sua empresa.

Desenvolvimento contínuo

Como foi dito, um profissional polivalente possui diferentes habilidades e é capaz de fazer tarefas variadas de maneira assertiva. Por isso, é essencial que você esteja sempre aberto ao conhecimento e invista em desenvolvimento contínuo, de modo a se manter sempre atualizado em relação às novidades e mudanças do mercado.

Flexibilidade

Um profissional polivalente é bastante flexível e, justamente por isso, está sempre disposto a contribuir de diferentes formas. Isso não significa, entretanto, que este é um colaborador que “quebra o galho” dentro da empresa, mas que ele não tem preconceito em relação às atividades e não mede esforços em seu trabalho.

Trabalho em equipe

O profissional polivalente, por fim, faz questão de cultivar um bom relacionamento com seus colegas pois entende que são essas relações que contribuem da maneira positiva para o alcance dos objetivos dentro da empresa. Portanto, faça o possível para conviver de maneira harmoniosa com as pessoas.

Matérias Relacionadas