Home > Dicas > Como lidar com “gênios” no ambiente de trabalho?

Como lidar com “gênios” no ambiente de trabalho?

Em vez de gerar disputas, o melhor a fazer é aprender com eles e aumentar o sucesso da equipe como um todo

© Depositphotos.com / olly18 Ao trabalhar com pessoas muito inteligentes, o segredo não é competir, mas compartilhar conhecimento.

Um dos grandes desafios que enfrentamos dentro de uma empresa é saber lidar com as diferentes personalidades dos profissionais que trabalham conosco. Pessoas são complexas e entender e respeitar o jeito como cada um se comporta é um passo importantíssimo para que o convívio seja positivo.

E quando na equipe há um profissional gênio, bem acima da média, quem está ao redor sente a necessidade de “acompanhar o ritmo” do colega, criando muitas vezes uma competição que pode desgastar as relações profissionais e culminar em situações que comprometam os resultados de toda a equipe e, consequentemente, da empresa.

Mas quem disse que a presença de um gênio precisa sempre causar incômodo? Luciano Salamacha, professor da FGV Management, e especialista em gestão de pessoas e em neurociência aplicada aos negócios, comenta que um dos pontos principais é não tentar competir.

“Pessoas normais se agarram aos pontos fortes. Os geniais não fariam diferente. Sendo assim, a saída é justamente demonstrar que não há disputa dentro da empresa para definir quem é melhor nisso ou naquilo, mas que a soma dos talentos das excelências de cada um representa uma verdadeira equipe de sucesso”, explica. “Reconhecer que o colega é mesmo um gênio e aliar-se a ele pode trazer méritos para a equipe como um todo”, completa.

Tenho um gênio como colega de trabalho . E agora?

Luciano Salamacha separou algumas dicas de como conviver com essa situação sem estresse:

Encare como um diferencial
Trabalhar ao lado de alguém que tem alto nível de inteligência é um privilégio sempre e nunca uma afronta. Hoje em dia, a psicologia considera que não há pessoas mais ou menos inteligentes, mas sim com alta capacidade de obter melhor conhecimento em determinadas áreas. A dica é aprender sempre com o colega e já estará ganhando. Não é necessário disputar.

Seja flexível
Alguns profissionais geniais têm comportamento isolado, socialmente mais recolhido. Às vezes, isso acontece por falta de paciência em debater com colegas com menor conhecimento que ele. Por isso, trabalhar com um gênio requer jogo de cintura. Inclua-o em grupos sociais. Explore com ele assuntos em áreas que você tem um bom desempenho. Ser um gênio no trabalho não quer dizer que seja em todos os setores ou na vida pessoal.

Busque fazer o seu melhor, sem comparações
Alguns chefes normalmente inflam o ego do profissional genial com elogios demasiados, elevando sempre as qualidades dele para a equipe. Às vezes, sem perceber, exige da equipe um desempenho igual ao do gênio. O que geralmente não dá certo. Apontar isso ao gestor e não se sentir menor ao ouvir sobre o alto desempenho do gênio fará com que você procure superar o próprio limite e não se frustre por não conseguir alcançar o dele. Descubra seu próprio talento e busque sempre o seu melhor e não o do outro. Querer ser igual à pessoa que é muito boa no que faz pode fazer você se esquecer que tem outros talentos a desenvolver e a ressaltar.

Evite ser preconceituoso
É inerente ao ser humano, quando começa a se relacionar com outra pessoa, criar preconceitos sobre suas atitudes, sua fisionomia, seu estilo de vida. Sentenciar determinado conceito sobre uma pessoa é algo que fazemos na maioria dos casos de maneira inconsciente. E é justamente isso, rotular as pessoas em relação a um determinado tipo de comportamento, o maior erro que os profissionais cometem na hora de se relacionar com um gênio. Então, a orientação é eliminar o preconceito.

Fuja de disputas
Não cometa o erro de disputar quem é o melhor baseado no talento do outro, em vez de expor a mesma situação com base no seu talento. Identifique em que você é bom e não perca a oportunidade de aprender, auxiliar quem é genial do seu lado, porque essa atitude te trará um grande companheiro de trabalho para todas as horas.

Matérias Relacionadas