Home > Dicas > Como manter a postura profissional durante o aviso prévio e a importância deste comportamento

Como manter a postura profissional durante o aviso prévio e a importância deste comportamento

iStock / Getty Images Plus / Zinkevych Manter uma boa relação profissional ao longo do aviso prévio é importante para deixar as portas da empresa sempre abertas para você.

Em uma relação trabalhista, quando uma das partes deseja rescindir o contrato sem justa causa, é necessário que ela notifique a outra parte por meio do cumprimento do aviso prévio. Existem duas modalidades de aviso prévio: o trabalhado, em que o funcionário permanece na empresa por 30 dias após a demissão, ou o indenizado — quando a empresa faz o pagamento referente a este período, mas o profissional não trabalha.

Qual a postura ideal durante o aviso prévio?

Ninguém gosta de ser demitido, principalmente se o profissional gosta muito do seu trabalho ou precisa do cargo por questões financeiras. Porém, esta é uma situação que infelizmente acontece com quase todo mundo ao longo da carreira, e é preciso saber lidar com ela.

O ideal é manter uma boa relação com os chefes e com os colegas de trabalho, tratando todos da mesma forma como antes do aviso prévio. Manter-se com o astral elevado e continuar o bom relacionamento profissional com todos ao redor faz com que o desânimo não bata na sua porta e evita que atitudes pouco éticas comecem a aparecer.

Além disso, uma postura adequada garante que você deixe uma boa imagem dentro da empresa e, o que é mais importante: deixe uma porta aberta para futuras relações profissionais. Isso porque, muitas vezes, as demissões são causadas por corte de funcionários e, nesses casos, sair da empresa deixando uma boa impressão pode aumentar as chances de você ser lembrado quando a empresa se recuperar.

Como manter a postura profissional durante o aviso prévio?

Durante o aviso-prévio, é preciso manter-se o mais profissional possível, especialmente no que diz respeito a continuar cumprindo suas funções dentro da empresa. O recomendado é tentar finalizar esse período com todas as suas atividades cumpridas ou bem encaminhadas, mostrando profissionalismo e comprometimento com o empregador.

Ao finalizar seu trabalho na empresa de uma forma tranquila e profissional, você também garante boas referências para o futuro em novas organizações. Em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo, possuir contatos e referências pode ser um diferencial na hora de procurar uma nova colocação na sua área de atuação. Por isso, mesmo que o aviso prévio possa parecer um momento ruim, faça seu melhor e deixe a melhor impressão possível do seu trabalho.

Matérias Relacionadas