Home > Dicas > Conheça 6 autodidatas famosos

Conheça 6 autodidatas famosos

Muitos famosos, ilustres em suas áreas de atuação, aprenderam sozinhos e encantaram o mundo com seus trabalhos.

A principal característica de uma pessoa autodidata é a sua grande curiosidade. Os autodidatas pesquisam e estudam por conta própria e muitas vezes conseguem contribuir para várias áreas do conhecimento. Muitos famosos aprenderam suas profissões de forma autodidata e mostram uma mistura de talento e dedicação.

Albert Einstein

Um dos autodidatas mais famosos do mundo, Einstein é o pai da Teoria da Relatividade. Suas teorias contribuíram para a construção das bombas atômicas, fato que causou profunda tristeza no brilhante cientista. Nos tempos da escola ele foi considerado um mau aluno que tinha muitas dificuldades em matérias como Geografia e História. O físico ganhou, em 1921, o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico. Hoje, seu nome é atrelado às maiores descobertas da Física moderna.

flickr.com / WalkingGeek Albert Einstein

Marie Curie

Esta grande cientista foi a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel: o de Física, em 1903, que foi dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel, por conta de suas descobertas na área da radioatividade; e o de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. O pai de Marie Curie era professor de Física e Matemática. Embora tenha tido formação básica, Marie estrapolou os padrões estabelecidos da época e conseguiu se destacar no mundo científico, algo que era muito difícil para uma mulher. Hoje ela é considerada a “mãe” dos estudos sobre radioatividade.

Santos Dumont

Um dos “pais” da aviação, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Desde criança, o cientista se interessou por mecânica e começou a desenvolver estudos na área da construção de equipamentos que pudessem voar. Graças ao seu sonho e seus estudos, hoje, voar de avião é algo que faz parte da rotina dos homens.

Bill Gates

Um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates fundou, junto com Paul Allen, a Microsoft. Gates é um dos pioneiros no que ficou conhecida como a revolução do computador pessoal. Ele sempre estudou em ótimas escolas e foi admitido na Universidade de Harvard, mas abandonou os cursos de Matemática e Direito quando estava no terceiro ano para se dedicar ao desenvolvimento da Microsoft.

Simone de Beauvoir

A escritora Simone de Beauvoir foi uma das pioneiras na filosofia existencialista e inaugurou o pensamento feminista no mundo moderno. De inteligência acima da média, Beauvoir, foi a estudante mais jovem aprovada nos rigorosos exames da Faculdade de Filosofia da Universidade de Sorbone. Seus estudos sobre a liberdade e o papel da mulher na sociedade são de extrema contundência e inauguraram novas formas de se pensar a sociedade moderna.

Jimi Hendrix

O maior guitarrista da história do rock desenvolveu toda a sua técnica de forma autodidata. Ele inaugurou a técnica da microfonia e conseguiu dar uma sonoridade cada vez mais “suja” e “distorcida” às suas músicas. Comprou sua primeira guitarra acústica quando era ainda muito jovem e aprendeu a tocá-la sem nunca ter feito aulas.

Matérias Relacionadas