Home > Dicas > Descubra a importância do trabalho em equipe nas empresas

Descubra a importância do trabalho em equipe nas empresas

Aliar talentos e habilidades diferentes acrescentam ao ambiente e ao resultado final do trabalho

Foto: © Depositphotos.com / ridofranz

O bom andamento de uma empresa depende do trabalho de muitas pessoas. Personalidades diferentes que, unidas, compõem o todo. Para isso, o trabalho delas deve estar alinhado em um mesmo objetivo. Aí está a importância de se trabalhar em equipe, aprender a respeitar e reconhecer a contribuição dos outros para o crescimento do todo.

Na equipe, tudo é responsabilidade de todos. Diferente de um simples grupo de pessoas. Todos tem sua função individual, mas trabalhar em equipe é ajudar um ao outro para que o trabalho final, que depende da função de cada um, dê certo.

Trabalhar em equipe e com pessoas diferentes, ao mesmo tempo em que traz transtornos de ter que lidar com as diferenças, traz os benefícios de aproveitar o que cada um tem de talento. Assim a empresa pode alcançar suas metas mais rápido, com menos esforço e com um resultado final melhor. Um talento que poderia ser desnecessário sozinho, ao se aliar a outros talentos pode se tornar um diferencial importante.

Uma pesquisa realizada pela Catho Online em 2009 – A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros – aponta que trabalhar bem em equipe é um dos cinco principais fatores levados em consideração na hora de contratar um novo profissional. Para avaliar o trabalho em equipe, os selecionadores lançam mão de dinâmicas de grupo e análise das referências pessoais.

Hoje, o trabalho em equipe é essencial em determinadas organizações, pois com ele cada indivíduo maximiza seu potencial e aprende a conviver com as diferenças. A aprendizagem, assim, não fica voltada apenas à sua função. Aprende-se também com os companheiros e com a diversidade, o que dá a oportunidade de superação dos próprios limites.

Matérias Relacionadas