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Dom da Oratória: dicas para usá-la como ferramenta para o desenvolvimento profissional

selimaksan / iStock / Getty Images Plus Um bom orador tem a capacidade de convencer as outras pessoas de alguma ideia ou ponto de vista.

Saber se comunicar de maneira assertiva e falar bem em público são habilidades essenciais para a vida profissional e para a convivência em sociedade. Afinal, uma mensagem errada ou mal interpretada pode gerar diversos problemas. Sendo assim, é fundamental que os indivíduos adquiram o dom da oratória, que consiste justamente na arte de falar em público de maneira estruturada.

Como ser um bom orador?

A oratória consiste na habilidade de falar a um público, com o objetivo de convencer alguém de alguma ideia ou ponto de vista. Para ser um bom orador é preciso praticar e treinar muito, pois ele não pode se utilizar apenas de dados e argumentos: é preciso aplicar recursos para que os interlocutores se envolvam emocionalmente e sentimentalmente com a mensagem que está sendo transmitida.

Uma boa mensagem é representada pela junção do conteúdo com a forma como você se apresenta e se expressa. Por isso, desenvolver um discurso eficiente ao ouvinte significa transmitir confiança e segurança.

Um profissional com o dom da oratória precisa saber vender suas ideias, competências e habilidades para seu cliente, gestor, supervisor ou equipe, de modo a transmitir credibilidade e confiança naquilo que está sendo falado. Uma dica importante é trabalhar sua respiração, postura, olhar, vocabulário, dicção e nervosismo de modo que sua fala se torne mais interessante e eficaz.

Para ajudar você em seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de torna-lo um orador de sucesso, separamos algumas dicas importantes para usar o dom da oratória a seu favor. Confira:

8 dicas para de oratória para o desenvolvimento profissional

  • Tenha conhecimento a respeito de técnicas de argumentação e dos segredos da boa comunicação — como apresentação atrativa e venda de ideias;
  • Comunique-se com motivação e otimismo;
  • Se expresse forma clara e objetiva;
  • Saiba sobre o que está falando. Para isso, estude até dominar o assunto;
  • Transmita segurança e tranquilidade;
  • Concentre-se sempre na mensagem que será transmitida;
  • Interaja com o interlocutor, de forma a gerar curiosidade e interesse;
  • Busque sempre por capacitação e novos aprendizados.

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