Home > Dicas > Domínio do programa Excel pode valorizar a carreira, aponta especialista

Domínio do programa Excel pode valorizar a carreira, aponta especialista

iStock / Getty Images Plus / Motortion O Excel é um programa que permite a criação e administração de planilhas eletrônicas, oferecendo diversos recursos complementares que facilitam as tarefas do dia a dia.

O domínio do chamado pacote Office está entre as principais habilidades apontadas no currículo de quem se candidata a uma vaga de emprego, e destaca-se também como uma das competências buscadas pelos gestores que estão montando suas equipes. Esse conjunto de programas criados pela Microsoft é extremamente versátil, além de essencial para vários momentos da rotina de empresas que atuam nas mais diversas áreas.

O Excel é um programa que permite a criação e administração de planilhas eletrônicas, trazendo recursos que facilitam a construção de gráficos, realização de cálculos, gestão de finanças e a organização de números, dados e operações. Embora este seja um aplicativo de utilização mais ou menos intuitiva e prática, o Excel possui funções e ferramentas específicas que vão além das funções mais rotineiras e básicas, exigindo um conhecimento mais aprofundado sobre seu funcionamento.

Por isso, muitos especialistas recomendam que os profissionais invistam em cursos de especialização ou extensão em Excel, de modo a se destacar no uso da ferramenta e ter um certificado para comprovar seu conhecimento aos recrutadores. De acordo com Daniel Delgado, CEO da empresa de treinamentos Doutores do Excel, aprender as técnicas do programa traz benefícios imediatos para a carreira de qualquer profissional e para a empresa que em que ele atua.

Formado em Administração, Delgado conta que seu primeiro estágio exigia o uso do programa Excel e, para dominar a ferramenta, ele teve que estudar bastante. “Aprendi sozinho, li muitos livros e coloquei em prática. O resultado foi surpreendente. Desenvolvi planilhas que mudaram completamente o trabalho na minha área. Processos que demoravam uma semana passaram a ser feitos em um só dia”, afirma.

Dessa forma, Daniel Delgado transformou a necessidade em diferencial, aprimorando sua performance e permitindo que o trabalho se tornasse mais ágil e efetivo. “O domínio do Excel foi um divisor de águas na minha carreira. Meu salário foi triplicado, passei a ser referência para os colegas e, posteriormente, foi o caminho para empreender”, explica. Hoje, Daniel compartilha seus conhecimentos por meio de cursos, consultorias e palestras realizados pela Doutores da Excel.

5 motivos para investir em um treinamento de Excel

Excel é praticamente uma linguagem universal

O uso do Excel é importante para as mais diversas áreas e empresas, e o programa é o preferido do mercado para quem precisa de planilhas e ferramentas de gráficos. Embora existam diversos outros aplicativos semelhantes e com funções parecidas, este ainda é o mais utilizado mundialmente.

Muito além de uma planilha

Embora o Excel tenha, sim, uma apresentação em forma de planilha, ele é capaz de fazer muito mais do que isso: a ferramenta é capaz de lidar com textos, envio de múltiplos e-mails de forma simultânea, atualização de gráficos em tempo real e elaboração automática de apresentações em Power Point.

Ferramenta que não fica obsoleta

Por conta dos dois pontos citados anteriormente (ser uma linguagem universal e oferecer muitas funções complementares), o Excel dificilmente deixará de ser um programa necessário no mercado como um todo.

Otimização do tempo

As ferramentas e possibilidades do Excel favorecem a otimização do trabalho e o melhor aproveitamento do tempo, resolvendo problemas de maneira ágil e automatizando parte do trabalho.

Currículo mais atraente

A maioria dos candidatos preenche o currículo com a informação “domínio do pacote Office” ou “domínio do Excel”, e apenas conhecer o básico da ferramenta não é um diferencial. Porém, se o documento mostrar que você é certificado em algum treinamento que traga conhecimento avançado no programa, é um sinal de que você está acima da média.

Matérias Relacionadas