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Especialista explica sobre o modelo empresarial do WhatsApp Business e cita suas vantagens

pixabay.com / johny_deff O WhatsApp Business tem o intuito de ajudar pequenas e médias empresas a se aproximarem e se conectarem com os clientes.

De acordo com pesquisa realizada pela Morning Consulting, 80% das empresas utilizam o WhatsApp para se conectar com seus clientes e realizar transações. Pensando nisso, a empresa aprimorou suas funcionalidades e lançou, no dia 18 de janeiro, o WhatsApp Business.

O aplicativo foi criado com o intuito de ajudar pequenas e médias empresas em sua comunicação e em seu relacionamento com os clientes, e traz diversos recursos que possibilitam que os empreendedores o utilizem como uma de suas principais ferramentas de marketing digital, permitindo a segmentação dos usuários, maior assertividade, personalização da comunicação e redução de custos.

Como funciona o WhatsApp Business?

Para se tornar um membro desse canal, basta baixar o app gratuitamente e criar o seu perfil empresarial, fornecendo um endereço da empresa, telefone e uma pequena descrição do seu negócio.

Dentro da plataforma ainda será possível acrescentar o site e horário de funcionamento da empresa para que os usuários obtenham as informações sobre a empresa com maior facilidade. Além disso, o serviço conta com uma ferramenta de mensagens automáticas para economizar seu tempo com respostas rápidas.

De acordo com o WhatsApp, alguns dos perfis empresariais vão contar com um selo de verificação para dar maior credibilidade e segurança aos usuários.

Benefícios do WhatsApp Business para as empresas

Para Rafel Kiso, fundador da plataforma de gerenciamento de redes sociais mLabs e especialista em marketing digital, o app traz diversas vantagens para as empresas, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens dos usuários. Para ele, alguns dos principais benefícios para as empresas são:

  • Possibilidade de criar um perfil empresarial;
  • Maior agilidade em responder os clientes;
  • Automatização de respostas aos clientes para quando estiver ausente;
  • Estatísticas de fluxo de mensagens, com apresentação de métricas importantes como número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues e mensagens lidas;
  • Aumento no fechamento de vendas;
  • Aumento do faturamento;
  • Aprimoramento das estratégias de marketing de relacionamento.

Como utilizar o WhatsApp Business como estratégia de marketing digital?

Confira as principais dicas de Rafael Kiso para usar o app como uma estratégia de marketing e, assim, ajudar sua empresa a crescer ainda mais dentro do mercado:

  • Invista em seu perfil comercial fazendo uma descrição clara e objetiva sobre a empresa;
  • Aproveite o espaço para ser mais solícito e agradável com seus usuários;
  • Em seu perfil, deixe claro se o app será usado apenas como uma plataforma de SAC social;
  • Faça um levantamento das principais dúvidas e perguntas de seus clientes e crie uma lista de respostas;
  • Otimize seu site e blog para dispositivos móveis;
  • Dedique-se à plataforma e não deixe seus clientes sem respostas.

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