Home > Desenvolvimento Pessoal > Recorrer ao bom humor em momentos estratégicos pode transmitir confiança, conclui estudo

Recorrer ao bom humor em momentos estratégicos pode transmitir confiança, conclui estudo

Segundo os pesquisadores, fazer uma piadinha oportuna pode causar boa impressão nas pessoas

© Depositphotos.com / Mactrunk Uma piada inadequada em um momento também inadequado pode comprometer o candidato.

O bom humor é uma das habilidades pessoais que mais chamam atenção. Alguém que procura enxergar sempre o lado positivo das situações cotidianas costuma ter muito a ensinar, seja para amigos, familiares, pessoas anônimas ou colegas de trabalho. E, falando de trabalho, será que existe alguma relação entre bom humor e competência?
Para descobrir essa resposta, pesquisadores da Harvard Business School fizeram uma série de estudos e concluíram que fazer piadinhas certas em momentos certos pode transmitir confiança e competência.

Entre os estudos, um grupo de 166 pessoas avaliou uma piadinha feita a respeito de uma empresa que presta serviços de remoção de dejetos. Uma pessoa fez um depoimento sério e outra fez uma piadinha ao final. Pelos resultados, a pessoa que fez a piadinha se mostrou mais competente e confiante. Inclusive os entrevistados apontaram que a pessoa mais bem-humorada seria indicada para ser um líder.

Em outro estudo, 274 pessoas avaliaram a piadinha que um candidato fez durante uma entrevista e colocou duas reações: uma na qual o recrutador riu e outra que não riu. Neste caso, a piada também tornou o candidato mais competente, confiante e com status mais elevado.

Bom humor aumenta percepção de confiança

De uma maneira geral, os pesquisadores perceberam que uma piada apropriada e bem-sucedida pode aumentar o status e uma piada malsucedida e inapropriada surte efeito contrário.

O interessante da pesquisa é que as pessoas que contaram piadas que não arrancaram risos dos ouvintes não foram consideradas competentes, mas mesmo assim ganharam mais credibilidade do que as pessoas que se mantiveram sérias o tempo todo. Além disso, todos os contadores de piadas foram considerados confiantes, mas somente aqueles que disseram piadas bem-sucedidas e apropriadas foram considerados mais competentes.

Ao mesmo tempo a pesquisa concluiu que é necessário ter cuidado com o tom da piada. Isso porque, pelos resultados as piadas inapropriadas, mesmo que tenham sido engraçadas, tornaram seus interlocutores menos confiantes do que as pessoas que evitaram fazer piadas nas mais diferentes situações. “Esses resultados demonstram o risco inerente ao humor: dizer uma brincadeira ruim é bom, mas contar uma piada inadequada é muito caro”, explicou Alison Wood Brooks, uma das pesquisadoras.

Dicas dos pesquisadores

Os estudos levaram os pesquisadores a três importantes implicações:

1 – Não tenha medo de um insucesso. Piadas ruins – desde que apropriadas – não prejudicarão sua posição social ou afetarão o quanto competente as pessoas pensam que você é. Elas podem até aumentar a sua confiança em você.

2 – É quase sempre aconselhável contar uma piada apropriada. Uma piada apropriada bem executada faz você parecer mais confiante, mais competente e com um status mais elevado. Um deslize só fará você parecer tão inapropriado como uma resposta séria.

3 – Não faça piadas inapropriadas com públicos desconhecidos. Mesmo quando executada com sucesso, ela não impulsiona o seu status ou competência. E quando não tiver êxito, ela pode causar sérios danos a você e sua carreira.

Matérias Relacionadas