Home > Dicas > Saiba como se tornar uma pessoa proativa

Saiba como se tornar uma pessoa proativa

Conheça as principais características relacionada a proatividade e entenda como elas podem ajudar no desenvolvimento de uma empresa

Trabalhadores

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Ser proativo é uma postura reconhecida como muito importante para qualquer profissional que deseja construir uma carreira. Mas afinal o que significa ser proativo? Quais são as características que tornam um colaborador proativo tão valorizado pelas organizações?

Em primeiro lugar, para se tornar uma pessoa proativa é necessário prestar bastante atenção ao que acontece ao redor. Quanto mais amplo for o olhar, mais corretas serão as iniciativas e ações. Outro ponto que merece atenção é o planejamento: embora muitos associem a proatividade apenas à iniciativa de fazer algo – mesmo que não tenha sido demandado -, ela também está associada à antecipação de problemas e à tomada de medidas preventivas para saná-los.

Outro fator importante que constitui a proatividade é um forte senso de responsabilidade. Além de conhecer as tarefas que precisa realizar, o profissional proativo compreende as consequências de suas ações, ficando atento a todos os seus desdobramentos. Sua responsabilidade também é destacada quando precisa fazer uma análise crítica das situações, já que a pessoa proativa consegue assumir os seus próprios erros e aprender com eles.

Para conseguir atuar de maneira tão diferenciada, a pessoa proativa precisa apostar na organização. Estabelecendo prioridades e otimizando o tempo da melhor maneira, este profissional terá maior possibilidade para encontrar soluções antecipadas, reconhecendo as próprios necessidades e os desafios que estão por vir. Fica claro, portanto, que a proatividade vai muito além da capacidade de agir de ímpeto. Ao contrário, é uma característica ligada à capacidade de planejar e agir assertivamente a partir do autoconhecimento e da autogestão.

Matérias Relacionadas