Home > Dicas > “Segundou”: 5 dicas de como começar bem a segunda-feira manter a motivação na semana

"Segundou": 5 dicas de como começar bem a segunda-feira manter a motivação na semana

phototechno / iStock / Getty Images Plus É muito importante que o profissional esteja motivado e animado todos os dias da semana.

Não importa qual o cargo, a área de atuação ou a empresa em que o indivíduo trabalha, o desânimo da segunda-feira pode pegar qualquer um — principalmente quando alguma coisa não está muito bem na vida profissional. Afinal, durante o final de semana, é possível deixar os compromissos um pouco de lado e aproveitar para fazer apenas o que gosta, seja se dedicar a um hobby, ficar com a família ou simplesmente ficar de pernas para o ar.

Embora este tipo de desânimo seja considerado normal de vez em quando, é perfeitamente possível reverter esse quadro e fazer com que a vida fique mais leve e feliz em todos os dias da semana. Isso sem falar que, em um mercado de trabalho tão competitivo, é importante se destacar como um profissional motivado, animado e que sabe começar a semana bem.

Dicas para ter motivação para começar bem a semana

Durma bem

Ao invés de tentar aproveitar ao máximo a noite de domingo, prepare-se para dormir cedo e acordar mais disposto para enfrentar a semana. Assim, você estará mais pronto para lidar com os desafios e começar a semana bem.

Planeje o seu dia

Na sexta-feira, antes de sair do trabalho, deixe anotado tudo o que precisará ser resolvido na segunda-feira e o que ainda ficou pendente da semana. Coloque tudo em ordem de prioridade, do mais importante ao mais trivial, e resolva o que há de mais urgente primeiro, sempre finalizando os projetos um a um.

Ao aprender como ser organizado no trabalho, ao final do dia você verá todas as tarefas que cumpriu e terá a sensação de ter sido realmente produtivo, sentindo que a segunda-feira valeu a pena.

Faça pausas durante o dia

Tome um cafezinho, vá conversar com um colega ou simplesmente navegue um pouco pela internet. Essas pausas programadas ao longo do dia deixam a carga de trabalho mais leve, e você volta descansado para finalizar uma quantidade maior de tarefas, com mais qualidade. É preciso, porém, ficar atento para não cair na tentação de fazer mais pausas do que ter momentos de trabalho, pois sua produtividade acabará sendo prejudicada.

Use a tecnologia em seu favor

E-mails, agendas, aplicativos e programas são um excelente apoio tecnológico para deixar seu trabalho menos burocrático e mais interessante. Ao se livrar de tarefas mecânicas, que levam muito tempo e não oferecem possibilidade de treinar seu pensamento criativo, você vai passar a ter uma postura profissional positiva.

Visualize o todo

Ao invés de pensar que não será capaz de começar a semana bem, olhe para seu objetivo a longo prazo e faça das suas dificuldades um motor para conquistar seus sonhos. Tenha em mente que seu trabalho é o responsável por você ter tempo livre para fazer o que quiser aos finais de semana e, por isso, saber como começar bem a segunda-feira pode garantir mais dias de produtividade e resultados positivos.

Matérias Relacionadas