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Telemarketing do jeito certo: conheça as técnicas de vendas por telefone

Se usado da maneira correta, o telemarketing pode ser um excelente aliado na hora de realizar uma venda, estreitar o relacionamento com o cliente e, principalmente, ao fazer um novo contato

Fonte: Depositphotos

O telemarketing tem o estigma de ser algo incômodo e ineficaz. Entretanto, se usado de maneira assertiva e correta, ele pode ser uma ferramenta para manter o relacionamento com o cliente. Um dos problemas que acomete o uso indiscriminado do telemarketing é sua utilização apenas para cobrança ou quando a empresa tem a necessidade de vender algo.

Isso não funciona mais. Manter o foco no cliente e estar presente na vida dele é fundamental para que a relação seja duradoura. Ao usar o telemarketing do jeito certo, especialistas destacam que os resultados podem aumentar de 35% a 40%. Para isso, o ideal é ter um script de ligação e um conteúdo adequado. Então, conheça algumas técnicas de vendas por telefone.

1.Crie empatia

Como a abordagem é realizada por telefone, a sua voz acaba sendo seu cartão de visitas. Dessa forma, tem-se poucos segundos para conquistar a atenção do cliente. Então, crie empatia e não vá falando sobre o produto ou cobrança logo de cara. Convém tentar uma abordagem mais humana e manter uma conversa amigável. A percepção que ele terá de você poderá fazer a diferença em mantê-lo ou não por mais tempo na linha.

2.Fale com naturalidade

É importante ter um script, ou seja, um discurso pronto e bem detalhado sobre o que será falado. Porém, não seja um robô e aja com naturalidade ao passar as informações. Se não souber o que falar ao telefone, de nada adiantará todas as técnicas de vendas de telemarketing.

3.Descubra as necessidades do cliente

Entender as necessidades do cliente é parte fundamental para fechar a venda. Afinal, como você oferece algo que nem sabe se ele precisa? Por conta disso, as chances de insucesso não imensas. Elabore perguntas objetivas e inteligentes (que devem estar incluídas no script de ligação) para compreender os desejos do cliente.

4.Cuidado com a apresentação

Um produto ou serviço pode ter mil e uma utilidades, mas nem tudo que ele faz importa para atender às necessidades do cliente. Por conta disso, o passo anterior ajuda, e muito, na hora de falar sobre os benefícios ao adquirir aquilo que você está vendendo. Seja certeiro e exalte somente as funcionalidades que o cliente realmente precisa.

5.Guarde o preço

A ansiedade de fechar a venda pode atrapalhar seu desempenho de vendedor. Dentre as técnicas de telemarketing está transmitir segurança e firmeza na hora de revelar o preço. Afinal, ele pode até ter interesse, mas o produto ou serviço pode não caber no bolso dele. Caso a empresa seja flexível e negocie o valor, tenha certeza sobre quais são as condições e até que ponto você pode ir na negociação.

6.Fechando a venda

Finalizar a venda pode ser algo natural ou que também necessite de um empurrãozinho para acontecer. Muitas vezes o cliente sinaliza que vai fechar a venda, mas algo o está impedindo. Dessa maneira, tente identificar aquilo que o bloqueia e, de forma cordial, use mecanismos para indicar que a negociação está no fim.

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