Home > Dicas > Terceira entrevista de emprego: 8 dicas de como se comportar na etapa final com o gestor

Terceira entrevista de emprego: 8 dicas de como se comportar na etapa final com o gestor

iStock / Getty Images Plus / fizkes Ser convocado para uma terceira entrevista de emprego é um sinal de que você está nas etapas finais do processo seletivo, e não é momento de baixar a guarda na preparação.

Antes de chegar à etapa final de um processo seletivo, você provavelmente já passou uma série de dinâmicas e/ou entrevistas de emprego. A terceira — e provavelmente última — entrevista de emprego em uma mesma empresa representa sua chance definitiva de impressionar o recrutador e fazer com que ele escolha você em meio aos demais candidatos.

Nesta fase, é importante encontrar o equilíbrio certo entre confiança e modéstia. Você pode se congratular por ter chegado até essa etapa, mas ainda não deve supor que já tem o emprego garantido. Não baixe a guarda e nem fique muito confortável, se preparando para a conversa com o mesmo grau de dedicação e profissionalismo utilizados nas etapas anteriores.

Terceira entrevista de emprego: como se preparar e agir?

Para se preparar para este momento final, releia e descrição do trabalho e avalie seu desempenho na primeira e na segunda entrevista de emprego. Se você for falar com a mesma pessoa das conversas anteriores, é provável que ela questione ou dê continuidade para uma resposta que você deu anteriormente. Porém, se você for falar com um recrutador novo, é possível que você tenha que ajudar a preencher as informações que você compartilhou anteriormente.

Neste ponto, você precisa demonstrar que pensou seriamente em como seria atuar na empresa e no cargo em questão. Aproveite as informações passadas em suas entrevistas anteriores e reflita sobre como seria o seu dia a dia na organização, imaginando suas tarefas no primeiro dia e no primeiro mês.

Se houver uma resposta que você queira modificar de uma entrevista anterior, essa pode ser sua chance de oferecer uma perspectiva diferente ou acrescentar informações relevantes. Além disso, prepare-se para mostrar as habilidades que você sabe que a empresa está procurando, demonstrando sua atenção aos detalhes e sua capacidade de se desenvolver continuamente.

Se você chegou a esse estágio, provavelmente já sabe que as dicas a seguir são importantes. Ainda assim, não se esqueça de:

  • Pesquisar sobre a empresa que está oferecendo o emprego;
  • Levar cópias do seu currículo;
  • Levar uma recomendação profissional;
  • Preparar perguntas para seus entrevistadores;
  • Manter uma linguagem corporal confiante e educada;
  • Vestir-se apropriadamente;
  • Expressar seu entusiasmo e interesse;
  • Chegar pontualmente.

Ao entrar em sua terceira entrevista, respire fundo. Sua preparação valeu a pena até agora e, conscientemente, ao envolver seus entrevistadores nesta última conversa, você continuará se sobressaindo.

Matérias Relacionadas