Home > Dicas > Trabalhos temporários de final de ano: 6 dicas de como lidar e aproveitar a oportunidade

Trabalhos temporários de final de ano: 6 dicas de como lidar e aproveitar a oportunidade

iStock / Getty Images Plus / monkeybusinessimages Para suprir as necessidades do final de ano, muitas empresas oferecem excelentes oportunidades de trabalho temporário.

Com a chegada do final do ano, a tendência é que os comércios fiquem mais aquecidos e cresça a demanda por determinados serviços. Para suprir as necessidades específicas deste período, muitas empresas oferecem vagas de trabalho temporário que podem representar uma excelente oportunidade para quem está precisando de uma remuneração extra ou para quem está sem trabalhar por conta da crise.

No Brasil, este tipo de contratação para atuar por um período determinado é regulado pela Lei Federal 6.019/74, que assegura os direitos do trabalhador temporário. De acordo com a legislação, que foi atualizada em julho de 2014, o contrato de trabalho temporário deve ter a duração máxima de até nove meses: a contratação é por 90 dias, mas o empregador pode pedir prorrogações conforme sua necessidade.

Entre os principais direitos assegurados ao trabalhador temporário registrado, destaque para a remuneração equivalente aos demais empregados da mesma categoria, jornada de oito horas, pagamento de horas extras, bem como o de férias proporcionais, 13º salário proporcional, repouso semanal remunerado, adicional por trabalho noturno, vale-transporte e anotação na carteira de trabalho. Ficou interessado em aproveitar essa oportunidade? Confira algumas dicas a seguir:

Trabalhos temporários de final de ano: como aproveitar?

Reveja suas habilidades

Antes de sair em busca de um emprego temporário, considere suas afinidades e habilidades e pense em possibilidades que tenham relação com os assuntos que você já domina e com suas características individuais. Identifique seus pontos fortes e procure vagas que tenham a ver com você.

Prepare um currículo específico

Elabore um currículo específico para a busca de um trabalho temporário, com informações diretas e objetivas. Em geral, um empregador que está oferecendo uma contratação temporária não tem tempo a perder, e você pode facilitar a busca ao oferecer um currículo conciso e que mostra justamente aquilo que ele precisa ver.

Mostre interesse

Embora a candidatura não seja para um emprego fixo, é fundamental que você mostre interesse pela vaga oferecida e se mostre disposto a se dedicar pelas tarefas com afinco e profissionalismo. Tenha em mente que esta também é uma excelente oportunidade de fazer networking e ser visto como um forte candidato para uma oportunidade melhor no futuro.

Tenha compromisso

Desde o momento da entrevista até a execução do trabalho em si, tenha compromisso ao assumir suas responsabilidades e oferecer sempre o melhor nas tarefas — seja atendendo a um cliente, seja executando um trabalho operacional.

Saiba ouvir

Entenda o que o empregador precisa e saiba demonstrar que você é capaz de oferecer justamente aquilo que ele está procurando para suprir as necessidades temporárias da empresa. Caso o trabalho seja relacionado a vendas e/ou atendimento ao cliente, você também precisa saber ouvir o consumidor para, assim, servi-lo da melhor maneira possível.

Não encare como uma oportunidade temporária

Não é porque a vaga é temporária que você deve considera-la de menor importância. Trabalhos deste tipo podem ser excelentes para que você aprenda, adquira experiência e mostre seu valor ao empregador — que, muitas vezes, opta por reter seus talentos temporários e oferecer um emprego estável.

Clique aqui e confira 11 dicas para ser efetivado no trabalho temporário!

Matérias Relacionadas