Home > Dicas > Vale a pena procurar emprego em sites especializados?

Vale a pena procurar emprego em sites especializados?

iStock / Getty Images Plus / tolgart Existem diversos recursos onlines e sites especializados que facilitam a vida de quem está procurando oportunidades profissionais.

A internet é uma das principais aliadas do mercado de trabalho, permitindo que as empresas divulguem as vagas mais agilmente e de maneira abrangente, podendo inclusive fazer uma pesquisa antecipada sobre os candidatos. Para quem está procurando emprego, há a vantagem de contar com mais recursos para encontrar vagas, se candidatar de maneira prática e conhecer melhor a empresa que está oferecendo o trabalho.

Hoje em dia, existem diversos recursos, sites especializados e aplicativos que ajudam quem está procurando emprego, permitindo um acesso mais rápido às vagas existentes no mercado. Muitas dessas ferramentas são serviços gratuitos, com opção de pagar uma taxa para ampliar a visibilidade do currículo e o acesso a informações mais específicas.

Apesar das facilidades e das maiores possibilidades, muitas pessoas ainda preferem os métodos tradicionais de buscar emprego. Para convencer os candidatos de que os sites especializados podem ser de grande ajuda na busca por um emprego, a agência de empregos e negócios ManpowerGroup listou os principais motivos para utilizar essas ferramentas online para procurar vagas. Confira:

5 motivos para pesquisar emprego em sites especializados

Comodidade

Sem as possibilidades oferecidas pela internet e suas ferramentas específicas, a busca por uma vaga era muito trabalhosa e podia demandar semanas de pesquisa e visitas a agências de emprego. Com a criação dos sites especializados, o candidato passou a ter a possibilidade de pesquisar as vagas a partir de qualquer lugar que tenha acesso à internet, com muito mais conforto e sem a necessidade de se deslocar fisicamente e arcar com despesas de transporte.

Filtro de vagas

Os métodos tradicionais de busca por emprego, como os populares classificados, são trabalhosos no que diz respeito à filtragem de vagas compatíveis com a formação profissional e o perfil do candidato: é preciso olhar todas as vagas publicadas e separa-las manualmente, de acordo com as informações disponibilizadas — que nem sempre são suficientes.

Por outro lado, um site especializado geralmente conta com um sistema de filtragem de vagas que facilita a busca e permite que o candidato direcione melhor sua pesquisa.

Acesso a informações completas sobre a empresa

Uma grande vantagem das ferramentas e sites de busca de emprego é a possibilidade de disponibilizar informações mais detalhadas a respeito das vagas e da empresa contratante. Muitas plataformas, inclusive, mantém uma base de dados a respeito do perfil dos candidatos e organizações, facilitando o processo de candidatura e filtragem.

Maior disponibilidade de vagas

A maioria das empresas atualmente é ativa na internet e nas redes sociais, e muitos mecanismos de busca exploram esse cenário. Como consequência, o candidato poderá ter acesso a uma quantidade maior de vagas, aumentando suas chances de encontrar uma oportunidade real e que seja interessante para sua carreira.

Visão da demanda de mercado

Por fim, quem utiliza ferramentas e recursos online para buscar vagas consegue ter uma visão ampla a respeito das demandas do mercado, de modo a compreender melhor as necessidades de sua área de atuação. Ao analisar as habilidades e competências exigidas pelo mercado, o candidato consegue identificar onde é necessário se aprimorar e especializar para, assim, ter mais chances de conquistar a sonhada vaga.

Matérias Relacionadas