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As vantagens e desvantagens da utilização das redes sociais no ambiente de trabalho

O uso das redes sociais no trabalho pode gerar controvérsias. Porém, usá-las com cautela pode evitar que comprometam a execução de suas atribuições profissionais

Foto: © Depositphotos.com / arrow123

O uso das redes sociais durante o horário de trabalho está presente no dia a dia das empresas. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Page Talent, consultoria especializada na seleção de estagiários e traines, 45,2% dos jovens ouvidos afirmaram que usam as mídias sociais no expediente. O levantamento foi feito com 200 estagiários e trainees.

Além disso, 42% desses entrevistados disseram que costumam passar pelo menos uma hora do dia de trabalho em sites como Facebook e Twitter. O acesso às redes sociais é feito por meio do computador da empresa, tablets e smartphones pessoais dos funcionários.

Deve-se levar em conta que muitas profissões exigem que o funcionário passe todo o horário de expediente monitorando as redes sociais, como é o caso dos Analistas de Mídia Social. Esse profissional deve ficar de olho sobre o que falam sobre a empresa para qual ele trabalha e o que os concorrentes andam fazendo no mundo virtual.

Atualmente, as empresas estão mais tolerantes quanto ao uso de redes sociais no trabalho e não costumam utilizar ferramentas para bloquear o acesso dos colaboradores. Entretanto, há prós e contras sobre o uso das redes sociais no trabalho.

Vantagens do uso das redes sociais no trabalho

Segundo uma pesquisa realizada pelo britânico Joe Nandhakumar, professor de sistemas de informação na Warwick Business School, o uso das redes sociais não atrapalha a produtividade dos funcionários.

Segundo ele, as redes sociais aceleram o cumprimento de metas e o tempo de resposta de funcionários a cliente, além de facilitar a comunicação entre os colaboradores quando estão fora do escritório.

Desvantagens do uso das redes sociais no trabalho

Já uma pesquisa realizada pelo site Salary.com revelou que as redes sociais podem ser vilãs, principalmente as de bate-papo, com o Skype. De acordo com o estudo, 43% dos entrevistados afirmaram que conversas com os colegas de trabalho é o principal motivo da perda de tempo e atraso de entrega de prazos durante a jornada de trabalho.

Não prejudique a produtividade no trabalho

Dar uma espiadinha no que anda acontecendo nas redes sociais pode ser irresistível. Então, veja algumas dicas de como não prejudicar seu rendimento profissional:

• Não receba notificações de atualização das redes sociais no e-mail do trabalho. Afinal, esse é um espaço profissional;

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• Estipule horário para checar as postagens, como o horário de almoço, por exemplo;

• Evite deixar a página da rede social aberta o dia inteiro na tela do computador;

• Ao iniciar uma conversa, evite prolongá-la;

• Não fique ansioso, afinal, nem sempre é necessário responder na mesma hora em que a pessoa enviou a mensagem;

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