Home > Desenvolvimento Humano > Veja 6 dicas de como lidar com pessoas ignorantes no trabalho

Veja 6 dicas de como lidar com pessoas ignorantes no trabalho

iStock / Getty Images Plus / imtmphoto Conviver com pessoas ignorantes no trabalho pode ser um verdadeiro desafio, já que esses indivíduos tendem a ser grosseiros e impulsivos.

Uma vez que a maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho do que em casa, conviver de maneira positiva e harmoniosa com todos os colegas é essencial para que o profissional não se sinta insatisfeito e acabe se tornando improdutivo e estressado. Esta tarefa, porém, não é tão simples de ser seguida — especialmente se levarmos em conta que o ambiente organizacional é formado por pessoas de personalidades e histórias de vida totalmente diferentes.

Neste contexto, lidar com pessoas ignorantes pode ser um verdadeiro desafio da vida profissional. Isso porque este tipo de indivíduo tende a agir de maneira grosseira, estúpida e até impulsiva, além de não aceitar críticas e se mostrar sempre superior aos outros. Tratam-se de pessoas muito difíceis de conviver e conversar, o que pode tornar o ambiente de trabalho um verdadeiro campo de guerra.

Pessoas ignorantes no trabalho: como lidar com elas?

Tenha empatia

Por mais difícil que seja, em vez de julgar e brigar com seu colega ignorante, é importante tentar entender as razões que fazem ele se comportar desta maneira. Coloque-se no lugar do outro de maneira reflexiva e analítica, de modo a compreender parte do contexto em que ele vive e os valores que ele possui. Muitas vezes, esta forma de agir é um reflexo dos problemas e preocupações que a pessoa está enfrentando em outro âmbito de sua vida.

Converse de maneira aberta e direta

Você já considerou a possibilidade de esta pessoa sequer saber que age de maneira que incomoda os outros? Quando seu colega de trabalho for ignorante com você, converse abertamente com ele sobre como você se sente em relação a isso — sem fazer acusações ou devolver a grosseria. Você não precisa fazer isso na frente dos outros: chame seu colega para conversar em particular e se abra com ele.

Seja exemplo

Por mais que você até sinta vontade de ser ignorante também, prefira dar o exemplo a seu colega, mostrando a ele que existem maneiras diferentes de se relacionar e agir dentro do ambiente de trabalho. Nesse sentido, seja educado, tenha gentileza, dê “bom dia”, diga “muito obrigado” e esteja disponível a ajudar os outros sempre que possível.

Evite conflitos

Não deixe que a pessoa ignorante afete sua essência, por mais incômodo que seja o comportamento de seu colega. Sempre que você se sentir irritado ou com vontade de devolver a grosseria, respire fundo, se afaste e aja sempre com profissionalismo. Prefira sempre a educação e cordialidade.

Olhe para si mesmo

Será que você também age como uma pessoa ignorante? Será que a forma com que o outro se comporta não pode ser um reflexo de como você mesmo age com os outros? Antes de acusar seu colega de trabalho ou se incomodar com as atitudes dele, sempre faça uma autoavaliação a respeito de seu comportamento, identificando maneiras de melhorar seu relacionamento com os colegas.

Tenha inteligência emocional

Ter autocontrole emocional é fundamental para evitar que as pessoas ignorantes no trabalho afetem seu bem-estar e seu desempenho profissional. Nesse sentido, a inteligência emocional pode ser o segredo para conseguir se relacionar positivamente com todos os tipos de colega, inclusive os que agem de maneira grosseira e são difíceis de lidar. É perfeitamente possível desenvolver sua inteligência emocional por meio de um treinamento que promove uma transformação na sua mente e na forma com que você lida com as dificuldades da vida profissional e com os colegas de trabalho.

O Instituto Mentalidade Vencedora, por exemplo, oferece o chamado Programa Antídoto, um treinamento de inteligência emocional com coaching que traz diversos benefícios à vida profissional — o que inclui a capacidade de gestão das emoções para maximização dos resultados e melhor convívio com os colegas de trabalho. Saiba mais no site da instituição: https://www.mentalidadevencedora.com.br/

Matérias Relacionadas