Home > Desenvolvimento Humano > Veja 6 dicas de como vencer a crise do desemprego

Veja 6 dicas de como vencer a crise do desemprego

iStock / Getty Images Plus / cifotart Em um momento de crise econômica e social, é preciso encontrar meios de driblar o desemprego e as deficiências do mercado de trabalho.

A crise econômica, política e social que atinge o Brasil nos últimos anos tem causado muita preocupação, especialmente entre as pessoas que ainda estão em idade produtiva para o mercado de trabalho. Essa inquietação é mais do que justificada, já que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou uma taxa de desemprego de 13,1% no primeiro trimestre de 2018.

Este dado se torna ainda mais preocupante quando comparado com o trimestre anterior, quando a crise já atingia o País e taxa era de 11,8%. De acordo com o levantamento, houve redução de 408 mil pessoas entre os empregados do setor privado com carteira assinada, além de uma significativa redução de postos de trabalho na indústria, no setor da construção e no comércio.

Em meio a esta situação de insegurança e instabilidade, é preciso encontrar meios de driblar a crise do desemprego e tentar conquistar o mercado de trabalho de maneiras diferentes. Confira, a seguir, algumas dicas de como vencer este momento crítico e alavancar a carreira:

6 dicas para vencer o desemprego durante a crise

Atualize seu currículo

Fazer um bom currículo é essencial para a conquista de uma recolocação no mercado, já que este documento geralmente é o primeiro contato entre o candidato e os recrutadores. Portanto, revise seu currículo atentamente, atualize as informações, adéque a linguagem para as vagas existentes no mercado e esteja atento para a ortografia.

Entenda o mercado

Como está o mercado de trabalho em sua área? Há muitas vagas? A maioria das empresas está passando por dificuldades? Você está qualificado para oferecer o que as organizações precisam no momento? Entender os aspectos gerais de sua área pode fazer com que você perceba o que está faltando para conquistar um novo emprego.

Seja produtivo

Aproveite o tempo livre para atualizar seus conhecimentos, desenvolver alguma habilidade em que você ainda deixa a desejar e estudar algum tema que você não domina. Em vez de ficar parado em casa, invista em atualização e em relacionamentos estratégicos!

Saiba poupar

O desemprego pode significar momentos de aperto financeiro em sua vida, mas isso não deve necessariamente ser visto de maneira negativa. Reveja seus gastos diários, descubra onde é possível economizar, aprenda a reaproveitar melhor seus recursos e sempre pesquise e negocie suas compras. Essas atitudes, além de ajudarem neste momento em que você está sem salário, podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes para um futuro emprego.

Aprenda a enxergar oportunidades

Momentos de crise geralmente afetam todos os segmentos, mas também revelam necessidades muito específicas do mercado. Por isso, saiba enxergar o que está faltando e tente entender os principais anseios dos consumidores. Muitas oportunidades podem surgir justamente pela mudança de comportamento do consumidor, basta que você consiga identifica-las.

Considere transformar um hobby em negócio

O desemprego também pode trazer uma excelente oportunidade de repensar a carreira e avaliar o que deseja fazer nos próximos anos. Considere seus hobbies e suas áreas de interesse e veja se talvez não seja o momento de empreender na área que você realmente ama.

Matérias Relacionadas