Home > Orientação Vocacional > Você tem a personalidade ideal para adotar o home office?

Você tem a personalidade ideal para adotar o home office?

Adotar esta modalidade de serviço exige uma boa dose de disciplina e autogerenciamento

© Depositphotos.com / Goodluz É preciso saber se comunicar com os demais colegas e clientes para manter o andamento dos processos.

São diversos os motivos que levam um profissional a adotar o home office algumas vezes na semana ou de maneira permanente. Duas delas são a comodidade e a fuga do trânsito e dos ônibus lotados na ida e na volta do trabalho. Mas você tem perfil para trabalhar sem sair de casa?

O site internacional de recrutamento Career Builder escreveu um artigo indicado as habilidades que um profissional precisa ter para fazer sucesso trabalhando em esquema home office. Veja:

Motivação

Quando você trabalha em casa, terá que confiar na sua automotivação. Afinal de contas, sem um chefe olhando por cima do seu ombro ou colegas de trabalho ao seu lado, manter-se motivado e focado na tarefa pode ser difícil.

Se você tem um senso natural de automotivação ou espírito empreendedor, provavelmente não terá problemas para prosperar. Mas se a motivação não vem naturalmente, dê alguns passos para permanecer produtivo em casa. Tente aderir a um cronograma, mantendo o trabalho e espaços de casa separados, e faça pausas periódicas.

Independência

Muitas pessoas preferem trabalhar sem supervisão constante ou interações regulares com colegas de trabalho. Isso não significa que elas fazem o seu trabalho melhor quando estão sozinhos.

Se você achar que interações frequentes no escritório comprometem a qualidade do seu desempenho, trabalhar de casa poderia criar o ambiente ideal para você. Agora se a colaboração e o feedback levam você a ter sucesso, você terá que configurar um sistema virtual ou reuniões ocasionais para obter a interação que precisa.

Comunicação

Só porque você está trabalhando em casa não significa que você deve cortar a comunicação com o resto do mundo. Na realidade, você terá que imaginar maneiras alternativas de se comunicar com sucesso com colegas de trabalho, clientes e gerentes.

Se você tem uma personalidade voltada para a troca de informações, é importante que você se comunique claramente com os outros para garantir que está discutindo todas as informações necessárias para fazer bem o seu trabalho. Dedique um tempo para conversar ou fazer videoconferência com outras pessoas para que você possa fazer um brainstorm.

Resolução de problemas

Quando você trabalha com outras pessoas, resolver um problema difícil pode ser fácil. Em casa, você será responsável por resolver problemas grandes e pequenos.
Logo, se você é naturalmente engenhoso, saberá como pesquisar e pensar criticamente, a fim de chegar a uma solução razoável. Se você não tem essa capacidade, no entanto, aprender algumas técnicas simples de resolução de problemas pode ajudá-lo a melhorar a produtividade.

Tomada de decisão

Quando você trabalha de forma independente, a maior parte da tomada de decisão cai sobre seus ombros. Se você é um empresário ou um funcionário remoto, terá que desenvolver a confiança em sua própria experiência.

Se você é bom em fazer julgamentos, então a tomada de decisão pode ser algo fácil, mas não se esqueça de reservar um momento extra para garantir que as conclusões que desenhou são as mais eficazes. Agora se você tende a confiar mais em seus sentimentos sobre as coisas, pode preferir deixar questões em aberto por um tempo. Mas, neste caso, imponha um limite de tempo para tomar as decisões, a fim de encerrar os projetos por completo.

Matérias Relacionadas