Home > Mercado de Trabalho > Entenda como funcionam os serviços de mudanças comerciais

Entenda como funcionam os serviços de mudanças comerciais

É importante saber escolher empresas especializadas para evitar transtornos

iStock.com / cyano66 Uma boa mudança comercial depende de um planejamento adequado.

Aumento do número de funcionários, busca por valores de locação mais atrativos, localização estratégica para alavancar os negócios. São inúmeros os motivos que levam uma empresa a mudar de endereço e, na hora de realizar mudanças comerciais, um bom planejamento pode ajudar donos de empresas a diminuírem dores de cabeça.

Em muitos casos os empresários contam com amigos ou colegas que “entendem” de mudanças para ajudar no transporte, mas essa não é a melhor decisão. Já existe no mercado um grande número de empresas que trabalham especificamente com mudanças e transportes, o que traz mais segurança para empresário e funcionários.

Os preços são muito variáveis, pois tudo depende da distância entre um local e outro, os equipamentos que serão transportados, o processo de descarregamento (se pode ser feito por escadas ou elevadores ou por içamento), enfim, estes e outros fatores são avaliados antes da negociação de valores.

Ao colocar na ponta do lápis, pode até ser que o colega de longa data cobre mais barato, entretanto as empresas de transporte contam com equipe especializada, que vai desmontar empacotar e montar novamente os móveis com conhecimento e segurança. Sem esse serviço ficará sob sua responsabilidade todo esse processo. Além disso, você pode contratar uma empresa que tenha seguro, o que minimiza a preocupação com danos.

Se o seu plano é contratar uma empresa para fazer a mudança, veja algumas dicas:

- Faça uma boa pesquisa antes de fazer a contratação. Peça orçamentos detalhados, veja se há reclamações sobre o serviço prestado e se a empresa possui seguro e licença. Vale lembrar também que a empresa contratada precisa fazer uma vistoria nos locais antes de definir o preço.

- Tenha todas as informações anotadas sobre o atual e o novo endereço da empresa. Dados sobre metragem, data e hora permitidas para mudanças, uso de elevadores, escadas e içadores e local para estacionar o caminhão de mudanças são essenciais para alinhar o preço e planejar a mudança adequadamente.

- Assine um contrato com a empresa, leia todas as cláusulas com atenção e tire todas as dúvidas para evitar problemas.

- Chame todos os funcionários e conte sobre a mudança. Informe se haverá alterações na disposição das mesas das equipes, por questões de afinidade e engajamento, e ouça o que os funcionários têm a dizer, até porque esses processos geram estresse e ansiedade.

- Peça que os funcionários empacotem seus pertences para não haver extravio e reclamações. Se quiserem manter as mesmas cadeiras e mesas, peça que façam a etiquetagem correta.

- É importante que os funcionários da empresa de mudanças comerciais estejam uniformizados e identificados, para que você saiba quem está entrando e saindo da sua empresa com seus móveis e pertences.

- Tanto o dono da empresa quanto os funcionários devem fazer uma lista dos pertences, para que possam fazer a devida averiguação após a mudança.

- Desligue equipamentos com antecedência, principalmente eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, para evitar mau cheiro.

- Tenha em mãos um mapa do novo local. Assim os funcionários da empresa poderão saber direitinho onde devem montar os móveis e colocar cada caixa. Caso o dono da empresa não esteja no local na hora da mudança, deve escolher alguém que conheça bem o novo local e a disposição dos móveis.

Fonte: Tucuruvi Mudanças e Transportes

Matérias Relacionadas