Home > Economia e Finanças > Inglês fluente pode aumentar salário em até 61%, revela pesquisa da Catho

Inglês fluente pode aumentar salário em até 61%, revela pesquisa da Catho

De acordo com resultados, dominar um segundo idioma é determinante para melhorar o benefício

© Depositphotos.com / ikopylove Falar inglês pode ajudar a aumentar o salário.

Não é novidade para nenhum profissional que um segundo idioma no currículo é um bom diferencial na hora da contratação. E outro ponto positivo de se dominar o inglês é que o salário pode sim, ser maior do que os profissionais sem essa qualificação.

A comprovação veio da 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho, realizada no mês de janeiro de 2017. A pesquisa foi realizada com 13.161 profissionais de diferentes níveis hierárquicos.

Em cargos de coordenação, por exemplo, uma pessoa que fala inglês pode ganhar até 61% a mais do que um trabalhador que tem apenas conhecimentos básicos no idioma. Quando os cargos são de diretoria, a diferença salarial é de 56%. O aumento também ocorre para as funções de especialista (32%), analista (20%), técnico (27%), assistente/auxiliar (38%), operacional (26%) e trainee/estagiário/aprendiz (40%).

“A qualificação é fundamental para conseguir destaque na carreira. E isso fica ainda mais evidente em tempos de crise. Falar um segundo idioma é o primeiro passo para conseguir atingir os objetivos na vida profissional”, explica o diretor da Catho Educação, Cristóvão Loureiro.

Falar espanhol também faz salário mudar

A pesquisa realizada pela Catho concluiu que não é apenas o domínio do inglês que pode resultar em aumento de salário. O espanhol também ajuda nesse quesito. No nível de gerência, por exemplo, um trabalhador fluente no idioma pode ganhar até 52% a mais do que um que tem apenas o conhecimento básico.

Já para um especialista técnico, a diferença salarial com base na fluência em espanhol chega a 71%.

Confira nos gráficos a seguir detalhes sobre os aumentos salários de acordo com cargo e nível de fluência no inglês:

Divulgação – tabela – 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho

53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho

Matérias Relacionadas