Home > Economia e Finanças > Québec, no Canadá, abre oportunidades para profissionais brasileiros

Québec, no Canadá, abre oportunidades para profissionais brasileiros

Vagas exigem domínio do idioma francês e são destinas a especialistas em Usinagem e TI

© Depositphotos.com / eabff Processo seletivo é gratuito, virtual e todo feito em francês.

Dominar um segundo idioma é essencial para quem busca conquistar boas vagas de emprego e salário. E quando há disposição para fazer as malas em busca de desafios em outros países, e mais, se a fluência no idioma local é total, vale a pena se arriscar e abraçar as oportunidades desafiadoras que o mundo oferece.

Para quem tem interesse numa carreira internacional, a cidade de Québec, no Canadá, abriu processos seletivos para brasileiros que têm interesse em trabalhar por lá. As vagas são para profissionais de Usinagem e TI.

Tecnologia é a base do recrutamento

O processo seletivo é feito toda de maneira virtual. Através do site Québec na cabeça (www.quebecentete.com/pt/), os brasileiros podem acessar dados sobre o mercado de trabalho e o processo de imigração, além de obter orientações sobre como viver, estudar e empreender na região. O site também possui um blog com depoimentos de profissionais de diferentes nacionalidades que residem na cidade.

“Por meio do site é possível acompanhar as missões de recrutamento, profissões em evidência, cadastrar currículos e interagir com especialistas”, completa Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos do Québec International.

Caso o candidato tenha o perfil desejado pela empresa, uma entrevista em francês é marcada via Skype. Se for aprovado, o profissional assinará um contrato e dará início aos trâmites de imigração para a obtenção do visto que possibilita trabalhar e residir legalmente na cidade de Québec temporariamente.

Vale lembrar que todo esse processo junto ao governo local é de responsabilidade da empresa contratante e totalmente gratuito.

Saiba mais sobre as vagas

Usinagem: os profissionais devem ter domínio total do idioma francês e possuir experiência nos cargos de operador e programador de máquinas fresadoras, operador de máquinas CNC 5 eixos e CNC 3 eixos, operador INTEGREX 200, MAZAK e Heidenhain, além de soldador, eletromecânico e mecânico industrial.

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): os profissionais devem ter domínio total do idioma francês e serem graduados em Ciência da Computação, Construção de Computadores, Engenharia Elétrica/Eletrônica, além de tecnólogos em Informática.

Os cargos mais procurados são os de analista funcional, analista de negócios de TI, analista tecnológico de infraestrutura web, analista programador e inteligência de negócios (BI), analista programador Java, analista programador .NET, arquiteto de sistemas, arquiteto de software, consultor funcional, SAP SD, desenvolvedor .NET, desenvolvedor back-end Java, desenvolvedor de base de dado de software e web PHP e técnico em armazenamento e virtualização.

“O mercado do Brasil é estratégico por apresentar uma cultura profissional muito semelhante à de Québec. Os brasileiros demonstram facilidade de integração à sociedade quebequense e disposição em desenvolver a língua francesa”, avalia Janaina Kamide, conselheira em atração de talentos da agência.

Para se candidatar, o profissional precisa criar um cadastro no site oficial e enviar o currículo em francês até o dia 13 de agosto. Em caso de avaliação positiva, uma entrevista com os gestores das empresas, também em francês, será agendada para o período de 11 a 19 de setembro, via Skype.

Matérias Relacionadas