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Sustentabilidade aplicada aos negócios: Saiba como implantar o conceito e a prática na sua empresa

Preocupação ambiental deixou de ser secundária e representa um diferencial de posicionamento e competitividade para as empresas

Foto: © Depositphotos.com / ridofranz

Ser sustentável hoje atrai cada vez mais consumidores e fonte de renda para as empresas. Empreendedores que visam somente o lucro, sem se preocupar com a inserção da empresa na sociedade têm suas chances de sucesso reduzidas. Por isso, adotar princípios sustentáveis faz com que todos saiam ganhando, o planeta e a empresa.

Além disso, ações sustentáveis tornam a corporação mais eficiente. Perceber como suas ações impactam o meio ambiente e que parte delas são desnecessárias ou geram desperdício pode resultar em uma economia para a empresa. Assim como considerar a importância de funcionários satisfeitos e comprometidos pode aumentar a produtividade da organização.

Empresas que assumiram o papel sustentável buscam hoje investir em qualidade de vida para os funcionários, reduzir os impactos ambientais gerados por suas operações e manter suas finanças com resultado positivo. Para isso, compreender onde os princípios da sustentabilidade beneficiam sua empresa é essencial. Ações ambientais podem ser praticadas, por exemplo, na economia de matérias-primas, de energia, nos processos de produção ou no descarte adequado de resíduos.

No âmbito social, manter uma postura sustentável envolve a relação ética com consumidores e fornecedores, a participação cidadã nas sociedades impactadas pelo seu negócio, seja na rua, bairro ou cidade, e também a utilização da publicidade não só para vender o produto, mas também para reforçar boas práticas.

Na instância das finanças, pode-se perceber que a empresa não é só uma máquina de ganhar dinheiro, mas uma organização que faz parte de um universo maior, que envolve qualidade de vida dos gestores, famílias envolvidas e comunidades que atende.

Para ser considerada sustentável, uma empresa tem que começar com a adoção de práticas simples que envolvem recursos utilizados diariamente, como reaproveitamento de papel, coleta seletiva de materiais e utilização de luz solar em vez de luz artificial. Isso trará benefícios ambientais e economia financeira. Outro passo é a preferência por fornecedores com práticas ecologicamente corretas e o treinamento dos colaboradores para que pratiquem essas ações na empresa e nas suas casas. Os produtos da empresa também devem ser considerados. Convém que apresentem embalagens recicláveis e se possível sejam de material reciclável, além de não apresentarem em sua composição elementos que prejudiquem o meio ambiente.

É possível também requisitar o certificado ISO 14001, que mostra o sistema de gestão ambiental das empresas. Para receber o certificado a empresa se submete a auditorias que avaliam o cumprimento de legislação ambiental, os aspectos e impactos ambientais de cada atividade da empresa, procedimentos para eliminar ou diminuir os impactos ambientais e o pessoal treinado e qualificado para trabalhar com gestão ambiental.

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