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Entenda a diferença entre franquia e filial

Entenda as semelhanças e diferenças entre franquia ou filial e não fique em dúvida na hora de expandir o seu negócio

É muito comum que haja confusão entre os significados de franquia e filial, mas suas definições são bem simples e as diferenças evidentes. Para que não haja dúvidas, entenda bem como esses negócios funcionam.

Existem diversos cursos que conduzem o proprietário de um estabelecimento a como optar entre essas duas opções de negócio, mas antes é preciso entender o que os dois termos significam.

Filial é o estabelecimento que segue sua própria direção, porém subordinado à empresa matriz. Geralmente as filiais são abertas em locais com maiores demandas de mercados. Sua criação e extinção dependem exclusivamente da matriz.

Já a franquia envolve a distribuição de produtos em uma modalidade de negócio comercial. A empresa franqueada responde ao franqueador, porém as decisões tomadas na franquia geralmente não sofrem influência da empresa matriz.

Ambas recebem treinamento da matriz e devem seguir um padrão, como uniformes, propagandas veiculadas e etc. Um exemplo simples para melhor compreensão é o seguinte: a matriz é como o caule de uma árvore e os galhos estão na condição de filiais. Já as folhas, podem ser comparadas às franquias, originam da mesma matriz, mas podem seguir um rumo diferente.

Algumas diferenças

A maior diferença entre essas duas empresas é o setor financeiro. Enquanto a filial recebe total investimento da matriz, como lucros e também despesas, a franquia arca com tudo sozinha, é um negócio parcialmente independente.

Os locais também diferem. A matriz opta por criar a filial onde a demanda, as visões de lucro e a rentabilidade são maiores. Já a franquia, é aberta em um local escolhido pelo dirigente do negócio.

Tanto para abrir uma filial, quanto uma franquia, o melhor é se aprofundar no assunto se você for expandir sua empresa. Ambas podem servir de modo positivo ou negativo. É preciso tomar cuidado para que o trabalho desenvolvido nas filiais e franquias não sejam inferiores ao serviço prestado na matriz, isso pode prejudicar a marca.

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