Home > Empreendedores > O cenário do empreendedorismo na terceira idade no Brasil

O cenário do empreendedorismo na terceira idade no Brasil

Cada vez mais enérgicos e com vontade de empreender, os mais velhos apostam no próprio negócio para continuar no mercado de trabalho

Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Antigamente era comum ver os mais velhos se aposentarem e ficarem em casa, mas esse cenário já mudou e muitos estão dispostos a continuar no mercado de trabalho e até pensam em empreender um negócio. Pesquisas apontam que por causa dos avanços sociais e científicos, em 2020, a média de vida dos brasileiros chegará aos 75 anos, e eles estarão mais ativos no mercado de consumo e na abertura de negócios específicos.

As áreas mais procuradas para investimentos são nos segmentos de hospedagens, alimentação, comércio varejista e consultorias. Isso acontece devido às experiências acumuladas pelos anos, tanto em relacionamentos pessoais quanto aos profissionais. Muitos também buscam ter a própria empresa pela falta de oportunidade no mercado, já que muitas organizações preferem profissionais mais jovens aos mais experientes, com isso a necessidade de investir em um negócio próprio aumenta.

Há dois tipos de empreendedores com mais de 60 anos: idosos que sempre sonharam em abrir a própria empresa, mas só tiveram a oportunidade após se aposentarem, porque só conseguiram unir tempo e capital para investir em uma empresa após a aposentadoria. E outros que já estavam em um negócio e identificaram a chance de investir em um novo mercado. O grande diferencial da terceira idade para os mais novos é a forma de comprometimento com o projeto, a entrega costuma ser bem maior. Outra vantagem é a experiência, a maturidade, pois os mais velhos conseguem lidar com os problemas com maior equilíbrio e tranquilidade, além de terem mais jogo de cintura para lidar com os riscos de uma empresa.

O que pode dificultar o sucesso desse profissional é a teimosia, alguns ainda acham que o mercado ainda é igual ao de 20 anos atrás, e não entendem que o mundo mudou e a concorrência também. Antes de abrir um negócio é importante que o idoso procure orientação para manter-se atualizado e preparado para encarar o mercado competitivo, já que os negócios mudam constantemente, como os processos administrativos e a maneira de divulgar o seu produto. Para esse empreendedor ter sucesso ele deve realmente querer trabalhar e não apenas entrar no mercado para distração e substituir a ociosidade por uma atividade que lhe ocupe o tempo.

Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Não há muitas diferenças entre jovens e mais velhos na hora de abrir uma empresa, as dificuldades são as mesmas, tudo depende de um bom planejamento e uma boa ideia. O primeiro passo é elaborar um plano de negócio que precisa ser seguido à risca para dar certo, por isso elabore metas e prazos para as atividades. Avalie se o segmento que quer aplicar está em alta, quais são os concorrentes e o público alvo, calcule o quanto pretende investir e o lucro que quer atingir, e se necessário fale das duas ideias com outras pessoas antes de arriscar tudo. Também é importante ter um plano B para conter imprevistos, não invista todo o capital, deixe um dinheiro de reserva para usar em momentos extremos ou quem sabe guardar para novos negócios.

Matérias Relacionadas