Home > Empreendedorismo > O que é ser um profissional orientado a resultados?

O que é ser um profissional orientado a resultados?

© Depositphotos.com / pressmaster Um profissional focado e habilidoso tende a potencializa o crescimento de si mesmo e da empresa onde trabalha.

Algumas vezes, já citei em meu blog, em vídeos e também em posts em minhas redes sociais quais são os fatores e diferenciais que fazem com que uma empresa seja considerada de sucesso. Além da persistência, resiliência, força de vontade, entre outros elementos que devem ser inerentes ao empresário ou empreendedor, é preciso contar com um time de colaboradores bem preparados para se juntar a você nesta jornada.

A esta altura de sua vida empreendedora, você sabe que não consegue alcançar nada sozinho. É claro que muito do que você almeja depende mais de você do que de fatores externos. Entretanto, em diversos momentos, você vai precisar de outras pessoas que vão lhe ajudar e dar apoio, para que você torne a sua empresa bem-sucedida.

É neste cenário que o colaborador orientado a resultados se encaixa, pois este é um perfil profissional altamente qualificado que tem objetivos bem definidos e corre atrás deles tanto quanto você. Por isso, o empresário que pode contar com alguém assim, com certeza vai ter uma empresa de sucesso para gerenciar.

Confira quais são as características desse profissional e de que forma ele vai auxiliá-lo a alcançar o resultados que você deseja para a sua organização.

Orientado a resultados e bem-sucedido

O profissional que tem como característica principal ser orientado a resultados, sem dúvida nenhuma está apto a ser um indivíduo bem-sucedido em todos os aspectos de sua vida. Isso porque sabe o que quer e aonde quer chegar a sua carreira e não hesita em nenhum momento até conseguir alcançar o que deseja.

Veja a seguir como identificar este tipo de colaborador em sua empresa, para que, assim, você possa aproveitar o potencial máximo que ele tem a lhe oferecer.

Alto índice de resultados
Parece óbvio, mas quantos profissionais com bons resultados você consegue observar em sua empresa? Atualmente, com a concorrência e com a crise que atingiu o mercado de trabalho nos últimos anos, os colaboradores de muitas empresas se viram obrigados a encontrar maneiras de aprimorarem suas capacidades, competências e habilidades e, assim, serem valorizados pelas organizações das quais fazem parte.

Nada melhor do que mostrar, de forma quantitativa, os resultados que alcançam e que agregam valor e benefícios à empresa. Neste sentido, baseados em métricas, bem como no retorno financeiro que trazem aos negócios, os profissionais passaram a ser disputados pelo mercado, provando, de maneira real, como podem ser de fato valiosos para a organização.

Sabe se autoanalisar
Se existe uma coisa que os profissionais qualificados sabem fazer e têm de sobra é autocrítica. Nada de ficar responsabilizando o outro ou fatores externos por aquilo que não deu certo. Como eles mensuram a todo o momento seus resultados, este perfil de colaboradores consegue entender com clareza o que fez de bom e pode ser mantido e o que precisa ser melhorado, para que assim possa acertar nas próximas tentativas.

Esta é uma das melhores características que um indivíduo pode ter, pois ele investe continuamente em melhorias e em sua evolução constante, para que possa se tornar um profissional ainda melhor para a empresa para a qual presta serviços.

Entendem que antes de serem da empresa, os resultados são individuais
Certa vez ouvi uma de minhas melhores colaboradoras dizendo que ela era a sua própria empresa. O que ela queria dizer é que ela sabia que tudo o que fazia gerava bons resultados, primeiramente para ela e, consequentemente, para meu negócio. Sendo assim, procurava sempre fazer um bom trabalho para, assim, deixar um legado em sua carreira profissional.

Infelizmente, eu vejo que falta muito disso nos colaboradores de diversas empresas que conheço. Isso acontece porque os profissionais acreditam que estão trabalhando somente para a organização, que estão realizando suas atividades para atender às necessidades organizacionais, e não para fomentar seu próprio crescimento.

Entretanto, não enxergam que tudo o que fazem reflete diretamente em seus resultados individuais, ou seja, em seu próprio desenvolvimento e crescimento em todos os sentidos.

Fazem o que é preciso para alcançar os resultados
Sabe aquela pessoa que, independentemente do meio, sempre encontra uma maneira de alcançar os resultados propostos? Este tipo de profissional costuma contornar todos os obstáculos que surgem em seu caminho, pois o seu foco é atingir as metas e os objetivos da melhor maneira possível e, assim, ter sucesso em suas empreitadas.

Dificilmente você vai encontrar um profissional orientado a resultados reclamando de alguma coisa ou de alguém, pois ele está ocupado demais realizando algo, fazendo um bom trabalho e entregando aquilo que a empresa espera dele.

Acredito que você já consiga fazer uma boa análise dos colaboradores de sua empresa para saber se tem ou não profissionais orientados aos objetivos em seu quadro de funcionários. Caso ainda falte, invista em um processo de recrutamento e seleção que contrate indivíduos com estas características a partir de agora e também no desenvolvimento desta cultura em sua organização, para que os colaboradores que lá estão possam evoluir e crescer neste sentido.

Gostou deste artigo? Lembre-se então de compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais e de acessar o meu canal no Youtube, pois toda semana tem vídeo novo para você. Confira essas e outras dicas no Blog do Marcus Marques.

Matérias Relacionadas