Home > Empreendedorismo > Veja 5 dicas para potencializar sua ideia e torná-la lucrativa

Veja 5 dicas para potencializar sua ideia e torná-la lucrativa

Para tornar que o seu negócio tenha sucesso, é preciso que seja desenvolvido pelo empreendedor um bom planejamento estratégico

siraanamwong / iStock / Getty Images Plus Para potencializar o seu negócio e torná-lo ainda mais lucrativo, é preciso antes de qualquer entender todos os processos do seu empreendimento.

Mesmo com a crise financeira e com muitas pessoas achando que é preciso um grande investimento para abrir um novo empreendimento, o professor de empreendedorismo da Escola Politécnica da USP e coordenador acadêmico do Academic Working Capital, Marcos Barretto, garante que é possível tirar sua ideia do papel mesmo com um investimento de baixo valor.

Segundo pesquisa realizada pelo Serasa Experian, no primeiro trimestre do ano foram criadas aproximadamente 581 mil novas empresas no País, número 12,6% maior que o registrado no mesmo período em 2016. Entretanto, para que os negócios cresçam e se tornem ainda mais lucrativos, é preciso que haja um bom planejamento para não prejudicar a saúde financeira e a qualidade do seu empreendimento.

Para ajudar quem deseja empreender de maneira saudável, sem encontrar grandes problemas pelo caminho, vale a pena conferir as dicas a seguir e aprender como potencializar sua ideia e torná-la ainda mais lucrativa.

5 dicas para potencializar sua ideia e torná-la mais lucrativa

Domine os processos do seu negócio

Para ter sucesso e lucro, é essencial entender profundamente todos os processos que envolvem o funcionamento do negócio — que vão desde o setor financeiro até a chegada do seu produto ou serviço ao consumidor final. Dominar todos esses estágios ajudará você a identificar as reais necessidades da sua empresa: o que precisa ser cortado e alterado, quais custos podem ser reduzidos ou eliminados, entre outros itens fundamentais que podem ser solucionados ou melhorados dentro do seu empreendimento.

Conheça seu público-alvo

Entender o seu público é o ponto fundamental para o crescimento e sucesso do seu negócio. O empreendedor precisa entender quais são as necessidades de seus clientes, bem como seus hábitos e comportamentos, para que seja possível encontrar os pontos de melhoria de seus produtos e serviços, fazendo com que eles se destaquem no mercado. Desta forma, se torna muito mais fácil alcançar e fidelizar seu público, tornando sua empresa mais consolidada e lucrativa.

Crie um modelo de negócio simples

Mesmo sendo bastante trabalhoso, é muito importante a criação de um modelo de negócio. Para evitar um grande trabalho, é perfeitamente possível criar um plano simples que proporciona uma visão geral do empreendimento e que pode auxiliar bastante na hora de fazer alguma adaptação ou alteração necessária. Seu modelo de negócios vai servir como um mapa em que você pode acrescentar todas as suas ideias e evoluí-las conforme a necessidade do seu público.

Estude a concorrência e busque um diferencial

Saber sobre os seus concorrentes é extremamente importante para que você consiga se diferenciar dentro do mercado. Estude quais são os seus pontos fortes e fracos, entenda quais são suas propostas de valor, saiba o que deixa os clientes mais satisfeitos e insatisfeitos, e pense em maneiras de criar uma proposta melhor para se destacar.

Entenda sobre o administrativo-financeiro do seu negócio

Para que seu negócio lucre e não perca dinheiro, é preciso entender pelo menos o básico sobre o administrativo-financeiro. Mesmo contratando uma empresa contábil para auxiliar, ter uma visão geral sobre esses processos ajuda você a tomar decisões importantes que envolvem o planejamento, análise e controle das atividades financeiras do empreendimento. Desta forma, você conseguirá continuar crescendo e lucrando.

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas