Home > Gestão de Pessoas > 4 dicas de como descrever seus objetivos profissionais para potencializar o currículo

4 dicas de como descrever seus objetivos profissionais para potencializar o currículo

AndSim / iStock / Getty Images Plus Um bom currículo deve conter as informações necessárias para aumentar suas chances de conquistar o emprego.

A elaboração de um bom currículo é essencial para que o candidato se destaque entre os seus concorrentes e atraia a atenção das empresas em busca de uma posição no mercado de trabalho.

Um dos pontos mais importantes na criação de um currículo atrativo é a área de objetivos profissionais, na qual as empresas poderão observar quais são as metas e expectativas de cada candidato, podendo selecionar aqueles que mais se encaixam no perfil desejado para seu quadro de funcionários.

Desta forma, é essencial que haja atenção especial a essa parte do currículo, preenchendo-o de maneira adequada e aumentando as suas chances de conquistar o emprego. Confira a seguir algumas dicas de como descrever seus objetivos profissionais e destacar seu currículo:

Dicas de como descrever seus objetivos profissionais no currículo

Especifique seus objetivos

Descrever seu objetivo profissional é uma boa forma de atrair a atenção das empresas, pois evita que o profissional passe a impressão de ser relapso ou perdido com relação a seus objetivos. Evite utilizar objetivos vagos, mas tente passar às empresas o seu real plano de carreira, com metas a serem alcançadas. Dessa maneira, a impressão transmitida será a de que você é um profissional focado e determinado.

Mantenha a simplicidade

A área de objetivos profissionais de um currículo deve ser a mais simples e coesa possível, sendo preenchida com um pequeno texto direto de, no máximo, duas frases. Nesse sentido, devem ser evitadas todas as informações irrelevantes ou que podem passar a impressão de que o profissional quer apenas aumentar seu currículo. Escreva somente seus objetivos reais.

Adeque seus objetivos com a oferta da empresa

Da mesma forma que um objetivo profissional vago pode fazer com que a empresa perca o interesse em você, o mesmo acontece com perfis que possuem objetivos completamente diferentes das vagas que são oferecidas.

Portanto, é importante que você verifique o que a empresa está pedindo e escreva seus objetivos de acordo com a vaga oferecida. Assim, você consegue mostrar que seus objetivos o levam a desejar a vaga e candidatar-se a ela, aumentando as chances de que seu currículo se destaque entre os demais.

Além disso, o ideal é que essa área do currículo seja preenchida especificamente cada vez que se for enviar um currículo, mesmo no caso de vagas muito parecidas. Afinal, são justamente os pequenos detalhes que podem fazer a diferença para destacar seu currículo diante de uma empresa e aumentar as suas chances de contratação.

Evite demonstrar individualidade

Uma das principais características procuradas pelas empresas é a capacidade de trabalhar em equipe, fazendo com que os resultados possam melhorar devido ao trabalho em conjunto de seus funcionários e seu rendimento como equipe de trabalho. É recomendado, portanto, não colocar como objetivo profissional apenas o seu sucesso individual.

Matérias Relacionadas