Home > Gestão de Pessoas > Aconselhamento de carreira: qual o momento certo de recorrer à instrução?

Aconselhamento de carreira: qual o momento certo de recorrer à instrução?

monkeybusinessimages / iStock / Getty Images Plus O conselheiro de carreira auxilia o profissional a agregar e organizar suas atribuições.

Muitos profissionais experientes e gabaritados acreditam que já são detentores de todo o conhecimento possível em suas áreas de atuação e, por isso, não precisam de nenhum tipo de aconselhamento ou direcionamento. Este tipo de pensamento, embora muito comum, é um grande equívoco.

O aconselhamento de carreira não leva em conta a experiência do profissional, mas o ajuda a agregar e organizar muitas de suas atribuições de forma a conquistar mais objetivos e melhorar seus números — sejam eles quais forem. Um olhar profissional de quem está de fora pode contribuir (e muito!) para alavancar resultados ou favorecer a criação de novos caminhos para o alcance metas.

Quais as atribuições de um conselheiro de carreira?

O aconselhamento de carreira passa por diversos segmentos profissionais e, muitas vezes, é deixado de lado por profissionais que acreditam não precisar deste tipo de auxílio. Porém, toda e qualquer ferramenta de desenvolvimento tem sua importância e não deve ser ignorada.

O marketing pessoal é uma das ferramentas que o aconselhamento de carreira foca, tendo em vista que a comunicação, os comportamentos e as competências de cada um devem ser trabalhados em prol de sua própria imagem, favorecendo assim a sua boa receptividade no mercado de trabalho.

A elaboração de um currículo atrativo também faz parte do aconselhamento de carreira, por mais simples que possa parecer. Isso porque um currículo coeso, enxuto, direto e bem formatado é uma forma direta de buscar a recolocação profissional ou almejar novos ares.

O posicionamento na internet também é um dos braços do aconselhamento de carreira. Saber colocar as devidas estratégias em prática — seja nas redes sociais, blogs ou sites — é uma forma de planejar metas e alcançar resultados de forma mais segura e concreta, estabelecendo os contatos certos com o texto e público corretos.

Aconselhamento de carreira: quando é o momento procurar?

O aconselhamento de carreira é importante para qualquer profissional, em qualquer estágio da sua carreira. O primeiro passo para reconhecer essa necessidade é despir-se do seu ego da crença que você detém todo o conhecimento possível e que, se algo não dá certo, o problema nunca está em você.

Todo e qualquer profissional vai experimentar momento de altos e baixos em sua carreira e, nos momentos dos baixos, é fundamental reconhecer fraquezas e buscar o auxílio de outros especialistas para que, assim, essa fase negativa seja transformada em um grande trampolim. Apenas reclamar e usar sempre as mesmas estratégias não são os melhores caminhos.

Mesmo em momentos profissionais bons, o aconselhamento de carreira também se faz necessário. Isso porque é ele quem dará novas ferramentas e caminhos para que esse sucesso seja mais duradouro ou, ainda, para que novas formas de ampliar seus resultados sejam colocadas em prática de uma forma mais ousada e, ao mesmo tempo, segura.

Recorrer a um aconselhamento de carreira é se mostrar um profissional forte, antenado ao mercado e que não deixa as oportunidades de crescimento passarem bem ao seu lado, sem aproveitá-las.

Matérias Relacionadas