Home > Gestão de Pessoas > Aumento no desemprego entre os jovens preocupa e ameaça os que estão empregados

Aumento no desemprego entre os jovens preocupa e ameaça os que estão empregados

ismagilov / iStock / Getty Images Plus Hoje as empresa estão buscando por jovens profissionais dispostos a aprender coisas novas.

No cenário atual do País, ter um diploma de ensino superior não é sinônimo de trabalho garantido. Infelizmente, o mercado de trabalho para os jovens anda muito preocupante: de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), aproximadamente 25,3% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos estão sem emprego.

Esse número não está relacionado apenas aos problemas econômicos enfrentados pelo País ou à falta de oportunidades. Para o CEO da startup Meu Entrevistador, Fábio Cassettari, existe também o problema da falta de qualificação do mercado e uma pré-disposição dos profissionais acharem que apenas o diploma já é uma garantia de ocupar uma determinada vaga ou um cargo.

Além do curso superior, é muito importante que o profissional tenha as qualificações necessárias, bem como cursos e treinamentos para conseguir alcançar o seu objetivo profissional. Para ajudar nesse cenário, a startup recentemente lançou uma ferramenta que oferece conteúdos e vídeos direcionados para a carreira e mercado, com o intuito de ajudar os jovens que estão em busca de um novo emprego ou uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Cassettari ressalta que “na plataforma é possível se preparar, simular uma entrevista, assistir vídeos de CEOs, CFOS, gestores e outros profissionais direcionados a marketing pessoal, dinâmica e performance em etapa de processo seletivo, entrevistas, desafios e cases etc., queremos trazer a visão de quem recruta e quem já passou por isso, para fazer com que a pessoa que vem até a plataforma conquiste o seu objetivo”.

O ideal é que esses jovens estejam preparados para todos os desafios, já que as empresas buscam por pessoas que estão dispostas a aprender coisas novas e que desejam crescer junto com a organização.

Para ajudá-los nesse processo tão importante, confira essas dicas importantes para se destacar no mercado e conseguir um emprego. Confira:

10 dicas para ter sucesso e conquistar uma vaga de emprego

  • Busque sempre por novos conhecimentos e especializações;
  • Tenha sempre suas metas e objetivos profissionais bem definidos;
  • Esteja preparado para novos desafios;
  • Seja pontual;
  • Saiba se comunicar;
  • Mostre proatividade;
  • Tenha espírito de equipe;
  • Peça feedback;
  • Faça tudo com muita atenção;
  • Dê sugestões de melhorias.

Matérias Relacionadas