Home > Gestão de Pessoas > Como dar o retorno negativo para uma entrevista de emprego?

Como dar o retorno negativo para uma entrevista de emprego?

AntonioGuillem / iStock / Getty Images Plus Na hora de dar um retorno negativo para um candidato é preciso ser franco e saber expressar o motivo pelo qual ele não passou na entrevista.

Quem passa por uma entrevista de emprego já sabe que uma coisa pode ser garantida: o não. Embora todos desejem obter uma resposta positiva nesta avaliação para ocupar um cargo, isso nem sempre acontece, o que pode ser muito decepcionante.

Essa situação também não é tão fácil para o recrutador, e muitos profissionais de Recursos Humanos acabam fugindo do feedback justamente por não saberem como se posicionar para dar um retorno negativo ao candidato. Porém, dar este tipo de resposta é importante para que ele não fique com dúvidas a respeito de sua candidatura.

Dicas para dar o retorno negativo de uma entrevista de emprego

Seja franco

O retorno negativo de entrevista de emprego pode ser menos doloroso quando o recrutador é sincero na resposta. Por isso, evite amenizar a notícia ou soltar frases que farão a pessoa ter dúvidas se foi aprovada ou não. Seja sincero e comente qual tipo de profissional a empresa está recrutando e o porquê de ela não ser selecionada.

Uma ótima dica é relatar as atribuições que a empresa espera encontrar no profissional e que o candidato não apresenta ou não está relacionado com o objetivo organizacional.

Não apresente aspereza

Os candidatos já estão nervosos pelo resultado, e uma resposta dada de maneira rígida ou bruta demais pode frustrá-lo ainda mais. Uma das melhores maneiras de dar esse retorno negativo é demonstrar empatia por quem não conseguiu a vaga. Por isso, é importante ser imparcial, valorizando o fato de o candidato ter se esforçado até esta etapa e destacando que ele poderá ter grandes chances em outras boas empresas.

Saiba motivar

Sempre reforce os aspectos positivos do candidato! Isso o ajuda a não demonstrar desânimo ou desinteresse. Dar uma resposta negativa não deve ser sinônimo de punição ou repreensão, mas de uma crítica construtiva e um vislumbre de que a pessoa tem grande potencial para crescer profissionalmente.

Fale de maneira persuasiva e comente a razão da pessoa não ter sido aprovada, mas dê dicas para que ela se aperfeiçoe e passe em outro processo seletivo.

Dê o feedback!

Não fuja dessa responsabilidade! O fato não saber como dar retorno negativo de entrevista de emprego não tira sua obrigação de dizer que a pessoa não passou no processo. Aja com ética e respeito, garantindo que os candidatos não fiquem com uma impressão errada sobre sua postura.

Combine a data para resposta, confirme os dados para contato, agradeça pelo interesse em participar da seleção e motive o candidato a continuar sua procura por uma vaga relacionada. Lembre-se que a ética e a credibilidade de uma empresa já começam no momento em que um profissional é entrevistado para ser contratado. Se o recrutador não dá resposta ao candidato, sendo positiva ou negativa, essa visão facilmente é desconstruída.

Matérias Relacionadas