Home > Desenvolvimento Humano > Empresa cria programa de qualidade de vida para colaboradores e oferece consultoria a partir de sua experiência

Empresa cria programa de qualidade de vida para colaboradores e oferece consultoria a partir de sua experiência

iStock / Getty Images Plus / Milkos Com apoio de uma equipe multidisciplinar, organização passou a oferecer orientação a respeito de uma vida mais saudável e controle financeiro.

A satisfação de um colaborador em relação a seu trabalho está diretamente associada ao ambiente que ele encontra dentro da empresa, à afinidade que ele sente em relação às atividades executadas e à forma como a organização o valoriza. Nesse sentido, investir em programas de qualidade de vida é uma ação que traz muitas vantagens para a rotina de uma empresa, contribuindo para a saúde, produtividade e bem-estar de todos.

Cabe aos gestores e ao departamento de Recursos Humanos a tarefa de desenvolver atividades que mantenham a qualidade de vida dos colaboradores em alta, seja por meio do oferecimento de benefícios do interesse do funcionário ou pela realização de atividades diferenciadas que aproximam as equipes e promovem momentos de descontração.

Ciente da importância desses programas que visam promover a valorização e qualidade de vida dos colaboradores, o Grupo Géia — especializado em planos de saúde, seguros e gestão em benefícios — criou um programa em que seus 60 funcionários passaram a contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, enfermeira e educador físico. A ideia é que todos recebam orientação a respeito de um cardápio saudável e controle de doenças crônicas, bem como abono de horas para frequentar academia.

Além do cuidado com o corpo, a empresa passou a oferecer orientação para colaboradores que passam por problemas financeiros ou estão com dúvidas sobre onde investir suas economias. “A saúde não é só física. Se a pessoa estiver angustiada, ela não responde bem a outro estímulo”, explica Sandra Maria Lima de Oliveira, presidente do Grupo. Como consequência dessas ações, a empresa inteira ficou tomada por lembretes de estímulo e um clima favorável ao bem-estar dos colaboradores.

Com o sucesso do programa, que trouxe muitos resultados positivos para a organização, o Grupo Géia passou a levar este importante conhecimento para seus clientes. Para isso, a empresa foi além de simplesmente fazer palestras ou mostrar cases de sucesso: com base em sua experiência, o Grupo passou a oferecer programas personalizados de prevenção de saúde, alimentação saudável, motivação para a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde psicológica.

“Com a implantação de programas eficientes, o empregador consegue reter talentos e deixa de gastar com demissões, recontratações, treinamentos ou com afastamento de funcionários”, aponta Sandra, que também explica que os resultados dessas ações são acompanhados por meio de relatórios gerenciais que são disponibilizados mensalmente.

Quer descobrir mais formas de melhorar sua vida profissional? Descubra as seis atitudes essenciais para ter mais qualidade de vida no trabalho!

Matérias Relacionadas