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Empresas aumentam benefícios do funcionário oferecendo produtos do mercado segurador

Descontos para funcionários podem chegar a 25%

© Depositphotos.com / stockasso Seguros das mais variadas modalidades são oferecidos aos funcionários com valores mais atrativos.

Os pacotes de benefícios não saem – e talvez nunca sairão – da lista de quesitos que um candidato avalia antes de decidir se deseja ou não fazer parte de determinada empresa. E sabendo disso, os departamentos de Recursos Humanos de desdobram para oferecer atrativos que despertem o interesse de bons profissionais do mercado e que ajudem a reter talentos.

Pensando em deixar este pacote ainda mais interessante é que surgiu o Worksite, um programa de contratação de seguros dos mais diversos ramos com condições mais atraentes do que as encontradas no mercado. Usado como ação de marketing externo e interno, ajuda a valorizar a gestão de pessoas e o departamento de Recursos Humanos.

O programa é destinado a empresas com, no mínimo 300 funcionários celetistas, independentemente do cargo hierárquico, e os benefícios se estendem a pais, filhos e cônjuges. O atendimento é personalizado e há facilidade de pagamento e parcelamento. Dependendo da quantidade de funcionários contratados pelo regime CLT, os descontos podem chegar a 25%.

“O worksite é feito sob medida para as empresas de médio e grande porte para que possam oferecer vantagens em seguros para os seus colaboradores sem que qualquer custo ou investimento seja feito por elas”, explica Bruna Timbó, diretora da LTSeg, boutique de seguros especializada em soluções securitárias e avaliação de riscos. “O mercado segurador copiou o modelo já utilizado em outros países. Além disso, os produtos oferecidos dentro do programa já existem e são comercializados normalmente no mercado de varejo”, acrescenta.

Bruna ressalta que o grande esforço do programa é levar às empresas o conhecimento acerca da sua existência, uma vez que muitas desconhecem que podem implementar este tipo de benefício para os seus colaboradores. E, pensando pelo lado da seguradora, o desafio é implantar e manter o programa junto aos departamentos de RH e marketing da empresa, que apesar de não precisarem investir dinheiro, têm que incrementar constantemente a massa e manter o programa em atividade.

Colaborador pode contratar serviços que vão além do básico

Uma vez que o programa é sob medida, levando em consideração o número de colaboradores, a corretora e a seguradora analisam o perfil do grupo a ser segurado para estabelecer quais os produtos e as condições a serem oferecidos. Geralmente, o Worksite implementa benefícios (diferenciais de condições e redução de prêmio), graduais ou não, em seguros de automóvel, residência, vida, previdência, acidentes pessoais, podendo, ainda, conceder vantagens em consórcios e outros produtos da seguradora escolhida para capitanear o programa.

“O carro-chefe de um programa de Worksite normalmente é o seguro automóvel, pois é o que representa o maior custo em termos de seguro dentro do orçamento familiar. Depois, vem o residencial, já que é muito comum que as empresas já ofereçam seguro de vida para os seus colaboradores”, comenta Bruna. “Além desses, podemos encontrar produtos de previdência, acidentes pessoais, viagem, fiança locatícia e até consórcio”, completa.

De maneira geral, a massa segurada de uma empresa tem comportamento muito semelhante à massa segurada geral no que diz respeito às contratações. Entretanto, Bruna afirma que o diferencial está no índice da adimplência, pois o funcionário se sente moralmente obrigado com a seguradora a não proceder de forma escusa, já que faz parte de um programa de benefícios oferecido pelo seu empregador.

Benefícios atingem tanto a empresa e quanto o colaborador

Bruna Timbó enumera as vantagens para as partes envolvidas no programa:

Para a empresa:
- Implementa um programa de vantagens para os seus colaboradores, sem que isso represente qualquer custo ou necessidade de investimento;
- Enaltece a sua gestão e, especialmente, o seu setor de Recursos Humanos;
- Representa uma estratégia complementar de gestão de talentos;
- Ao conceder os benefícios em seguros pode “segurar” as demandas de incremento salarial feitas pelos colaboradores.

Para os colaboradores:
- Serão beneficiados com diferenciais de condições e custo nos mais diversos tipos de seguro;
- Trata-se de uma ferramenta complementar de segurança patrimonial;
- Demonstra que a preocupação do empregador vai além do pagamento de salário ou oferecimento de boas condições de trabalho.

Para a seguradora:
- Garante o oferecimento de seguros quase que exclusivamente a uma massa saudável;
- Possui condições de analisar o perfil da massa de segurados antes da implementação do programa;
- Terá acesso a uma massa de segurados mais adimplente e mais responsável.

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