Home > Gestão de Pessoas > Entenda como a Comunicação Interna pode incentivar os colaboradores

Entenda como a Comunicação Interna pode incentivar os colaboradores

iStock / Getty Images Plus / jacoblund Uma boa comunicação interna é essencial para que os colaboradores se sintam parte integrante da organização e se mantenham sempre motivados no dia a dia.

Para o colaborador se manter motivado, trabalhar em uma empresa que possui uma cultura organizacional bem estruturada — com ambiente agradável e uma comunicação alinhada — pode ser muito mais eficiente do que simplesmente um bom salário. Nesse sentido, é imprescindível que as organizações contem com uma comunicação interna eficiente, que seja capaz de envolver e engajar os profissionais em prol de um ambiente mais produtivo e de resultados positivos.

É possível trabalhar a comunicação interna de variadas formas, sendo que as principais são:

  • Estratégica: por meio de ações que envolvam a equipe e tragam ganhos profissionais significativos, que auxiliam no aumento da satisfação dos colaboradores;
  • Motivacional: utiliza uma comunicação clara, processos internos bem planejados, cultura organizacional eficiente, reconhecimento das equipes e profissionais de sucesso, bem como celebração de resultados positivos.

3 práticas para desenvolver uma comunicação interna eficiente

Faça um planejamento para cada área da empresa

Para ter uma comunicação interna bem elaborada, é preciso fazer um planejamento que permita o alcance dos objetivos esperados por essa estratégia. Tenha tudo organizado e bem planejado para facilitar e melhorar os procedimentos realizados pela empresa diariamente.

Aposte no feedback

Para que haja uma comunicação clara e objetiva dentro da empresa, é preciso que seja incentivada a prática do feedback pelos gestores.

Promova a transparência

A objetividade dentro das empresas é essencial para que todos os departamentos, colaboradores e gestores estejam alinhados entre si. Ter uma comunicação direta e transparente com os colaboradores é muito importante para manter todos por dentro dos projetos e novidades — boas e ruins — sobre a empresa. Mantendo essa comunicação transparente, os funcionários sentirão mais confiança em seus gestores e na organização.

Nesse sentido, contar antecipadamente as possíveis mudanças na empresa pode fazer com que não haja grandes impactos negativos na rotina dos colaboradores, o que também evita a desmotivação.

Benefícios da comunicação interna dentro da empresa

  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Minimiza a desmotivação e a saída de colaboradores;
  • Auxilia na integração dos novos contratados;
  • Diminui as fofocas e a procrastinação;
  • Deixa os colaboradores e gestores mais integrados.

Matérias Relacionadas