Home > Gestão de Pessoas > Entenda como o Design Organizacional pode ser usado como ferramenta pelo RH

Entenda como o Design Organizacional pode ser usado como ferramenta pelo RH

aelitta / iStock / Getty Images Plus O design organizacional tem como principal objetivo ajudar o profissional a ser visto e notado pela empresa.

Quando o assunto é gestão organizacional, é comum que as empresas utilizem diferentes e variadas metodologias em busca de maior eficiência no processo de fluxo de informações e gestão. Uma dessas ferramentas é o chamado design organizacional, que consiste em desenhar uma estrutura organizacional de acordo com as adaptações necessárias para obter melhores resultados e solucionar os problemas de gestão.

Traçando novas linhas de gestão a partir do design organizacional

A base do design organizacional é a capacidade de responder claramente quem responde pelo que em cada setor da empresa. Para adotar este método, portanto, é preciso definir:

  • O responsável por cada atividade no setor;
  • Quais os limites de autoridade de cada indivíduo;
  • Qual o fluxo da informação no processo de reporte de atividades;
  • Quem controla cada recurso necessário em uma atividade;
  • Como a informação flui dentro da empresa.

A partir do momento em que as responsabilidades e o papel de cada profissional da organização são definidos, é possível planejar os próximos passos da empresa em direção à eficiência administrativa. Em outras palavras, podemos dizer que saber e entender o que cada um faz permite que todos também saibam até onde é possível exigir de cada um, com base em uma perspectiva real e efetiva.

O design organizacional também consegue limitar os problemas que acontecem quando profissionais em papel de gestão tentam formar pequenas oligarquias e “apadrinhamentos”, mantendo os colaboradores por laços de amizade — em vez de priorizar as qualidades e habilidades profissionais essenciais. Além disso, ao identificar a responsabilidade de cada um, é possível entender quais profissionais ficam ociosos e quais profissionais estão sobrecarregados, o que garante uma melhor distribuição das tarefas e demandas.

Quais os benefícios do design organizacional para os profissionais?

Um erro muito comum das empresas é a incapacidade de lidar com as expectativas dos funcionários. Na verdade, os próprios colaboradores geralmente não sabem exatamente quais são suas expectativas em relação ao cargo que ocupam. Justamente por isso, os planos de carreira têm caído em desuso.

A importância do design organizacional consiste justamente em fazer com que o profissional seja visto pela empresa, uma vez que a ferramenta permite que os gestores entendam como ele está sendo utilizado dentro da estrutura organizacional e como seu papel é importante. Com isso, fica mais fácil saber se uma pessoa está sobrecarregada e se ela está atendendo de forma efetiva as demandas esperadas.

Para o setor de Recursos Humanos, o design organizacional também pode funcionar como uma importante ferramenta na hora de cobrar os sócios e donos por novos investimentos, mudanças de postura em relação aos profissionais e até apontar onde é possível cortar gastos.

Matérias Relacionadas